Foto: iStock
Saiba como combinar ingredientes que você tem em casa para evitar o surgimento de rugas e linhas de expressão
Com o passar do tempo, é inevitável que nossa pele perca sua firmeza e elasticidade, favorecendo o surgimento das rugas e linhas de expressão. Apesar de esse ser um processo natural, é possível tomar alguns cuidados para postergá-lo – e evitar tratamentos estéticos mais caros e doloridos, como o Botox.
Além do uso diário do protetor solar, outro cuidado importante é manter a pele hidratada e nutrida. Uma forma de fazer isso é utilizando máscaras faciais caseiras, que são feitas com ingredientes bastante simples.
Confira três receitas especiais para combater os sinais do envelhecimento cutâneo:
1. Máscara caseira de abacate, óleo de gérmen de trigo e limão
Rico em vitamina A, B6, E e K, mineirais, aminoácidos e ômega-3, o abacate é uma fruta saudável para o nosso corpo por dentro e por fora. Com seu alto poder de hidratação e nutrição, ele é utilizado em diversas máscaras para o rosto e o cabelo.
Publicidade
Na pele, o abacate é famoso por combater as rugas e linhas de expressão e por evitar o ressecamento, que acelera o aparecimento dos sinais da passagem do tempo.
Relacionadas
O óleo de gérmen de trigo é rico em vitamina E, que deixa a pele macia, estimula a regeneração celular e alivia condições como eczema, psoríase e inflamações. O limão, por sua vez, é rico em vitamina C e ajuda a combater espinhas por ter propriedades antissépticas.
Para esta máscara, você vai precisar de:
- Metade de um abacate maduro;
- 1 colher de sopa de óleo de gérmen de trigo;
- Meia colher de chá de suco de limão recém-espremido.
O modo de preparo é simples: amasse o abacate até formar uma pasta, adicione o óleo de gérmen de trigo e o suco de limão e misture bem. Aplique a máscara no rosto e pescoço por 10 a 15 minutos e depois enxágue com água morna.
2. Máscara caseira de banana, mel e iogurte
A banana é rica em vitamina A, E e do grupo B, minerais como ferro e potássio e substâncias antioxidantes. Ela ajuda a combater o processo de envelhecimento cutâneo, deixando a pele saudável e macia. Essa fruta também faz um leve efeito de peeling, favorecendo a renovação celular.
Publicidade
O mel é um ingrediente com propriedades antissépticas, excelente para combater as espinhas. Por conter vitaminas, mineirais e antioxidantes, ele também ajuda a prevenir os sinais do envelhecimento.
O iogurte, por sua vez, oferece hidratação e nutrição, eliminando o ressecamento da pele. Ele ainda deixa o rosto com um brilho saudável devido à presença do ácido lático, do zinco e de algumas enzimas.
Anote as quantidades de cada ingrediente:
- 3 colheres de sopa de iogurte natural;
- 1 colher de chá de mel orgânico;
- Metade de uma banana madura.
O modo de preparo não tem segredo: basta amassar a banana e misturar os outros ingredientes. Aplique a máscara sobre a pele limpa e deixe agir por 10 a 15 minutos. Enxágue o rosto com água morna e depois com água fria para fechar os poros.
3. Máscara caseira de gema de ovo, mel, azeite de oliva e limão
A gema do ovo contém luteína, uma proteína capaz de segurar a umidade natural do rosto e conferir elasticidade, dificultando o surgimento das rugas e da flacidez. O azeite de oliva, por sua vez, é rico em antioxidantes e vitaminas A e E, que ajudam a combater os radicais livres causadores do envelhecimento.
O mel e o limão, como já visto anteriormente, contêm propriedades antissépticas que ajudam a reduzir a ocorrência de espinhas. Esses dois ingredientes também fornecem vitaminas e sais minerais que deixam a pele saudável e mais resistente à passagem do tempo.
Para esta máscara, você vai precisar dos seguintes ingredientes:
Publicidade
- 1 gema de ovo;
- Meia colher de sopa de mel orgânico;
- 1 colher de sopa de azeite de oliva;
- Meia colher de chá de suco de limão.
Misture bem todos os ingredientes e aplique a máscara sobre a pele limpa, deixando agir por 10 a 15 minutos. Em seguida, enxágue o rosto com água morna e depois com água fria para fechar os poros. Esta máscara é especialmente recomendada para peles secas a normais.
Antes de fazer qualquer tratamento caseiro, verifique se você não tem alergia a nenhum componente da receita. Também é recomendável evitar aplicar as máscaras na região dos olhos para não causar irritações.
Raquel Praconi Pinzon
Formada em Letras na Universidade Federal do Paraná e MBA em Business Intelligence pela Universidade Positivo.