Aprenda a fazer a máscara de canela e mel para dar adeus às espinhas
O mel e a canela têm propriedades antibacterianas e ainda ajudam a manter a pele mais jovem
Se você sofre com oleosidade excessiva na pele e vive tentando se livrar da acne, você vai gostar desta receitinha caseira.
Essa máscara leva apenas mel e canela e sua aplicação é muito simples, sem nenhum passo mais complicado.
O mel é um ingrediente famoso para o tratamento da pele, pois ele contém substâncias cicatrizantes e bactericidas, que ajudam a tratar as lesões e a impedir a proliferação das bactérias. De quebra, ele ainda regula a produção de óleo e deixa a pele mais hidratada.
Além disso, por conter substâncias antioxidantes, o mel ajuda a prevenir e a suavizar as manchas no rosto, combatendo também o envelhecimento causado pelos radicais livres. Assim, esse ingrediente contribui para retardar o aparecimento das linhas de expressão e da flacidez.
Publicidade
A canela, por sua vez, é um excelente ingrediente para aumentar o poder de combate às espinhas, pois ela tem propriedades antimicrobianas. Além disso, ela também atua como um agente esfoliante, que ajuda a remover as células mortas durante a aplicação da máscara.
Relacionadas
Assim como o mel, a canela também contém substâncias antioxidantes, que neutralizam os efeitos dos radicais livres. Uma dessas substâncias é o manganês, fundamental para o bom funcionamento de algumas enzimas envolvidas nesse processo.
Descubra agora como você pode fazer e aplicar a máscara de mel e canela para se livrar das espinhas:
1. Misture 1 colher de sopa de canela em pó e 3 colheres de sopa de mel em um recipiente
2. Após lavar o rosto com seu sabonete de preferência, aplique a máscara na pele com a ajuda de um pincel
3. Depois de aplicar, aguarde de 15 a 20 minutos e enxágue com água
Para assistir ao passo a passo realizado pelo canal Dicas da Dedessa, basta dar play no vídeo a seguir:
Outros cuidados com a pele oleosa
O excesso de oleosidade da pele pode se tornar bastante incômodo para quem sofre com esse problema. Assim, é necessário seguir alguns cuidados especiais para regular a produção de óleo.
Na hora do banho, por exemplo, é indicado manter a água morna. Isso porque a água em temperaturas muito elevadas remove a oleosidade natural da pele, fazendo com que ela aumente a produção de óleo na tentativa de compensar a perda. Também é recomendável utilizar sabonetes específicos para esse tipo de pele.
A limpeza é fundamental para quem tem essa característica. Além do excesso de óleo, que já aumenta a chance do surgimento da acne, os resíduos de poluição são capazes de causar inflamações na pele. Dessa forma, esses dois componentes juntos são um prato-cheio para que apareçam as espinhas.
Além dos fatores localizados no próprio tecido cutâneo, a pele oleosa e a acne podem ser resultado de fatores internos, como um desequilíbrio hormonal ou até mesmo a síndrome do ovário policístico. Por isso ao perceber esse problema, é sempre indicado procurar um médico para investigar as verdadeiras causas e descobrir qual é o tratamento mais indicado para você.
Raquel Praconi Pinzon
Formada em Letras na Universidade Federal do Paraná e MBA em Business Intelligence pela Universidade Positivo.