Escolher um biquíni perfeito pode parecer uma tarefa difícil, mas acredite: não é! Embora o mercado ofereça inúmeras opções diferentes, a escolha de um modelo ideal será feita de acordo com a sua personalidade, gosto pessoal, estilo e proposta que deseja atingir, assim como fazemos com qualquer peça de roupa.
A seguir você conhecerá todos os modelos mais populares de biquínis e suas respectivas vantagens, que colaborarão para valorizar ainda mais o seu corpo e personalidade:
Parte de cima
De pequenos triângulos a peças mais estruturadas, com bojo e alças largas, a parte de cima do biquíni tem como função valorizar o colo e estruturar os seios. Veja quais modelos atendem às suas necessidades e agradam o seu gosto:
Tomara que caia
Outro belo ajudante para valorizar os seios são os modelos tomara-que-caia, principalmente os que possuem maior estruturação, como bojos ou centro retorcido, deixando tudo “mais juntinho”. É também a peça perfeita para quem quer dar um volume extra aos ombros.
Publicidade
Cortininha
O tradicional biquíni cortininha é ideal para valorizar os seios, pois o detalhe franzido e as alças finas dão a sensação de mais volume e curvas na parte de cima do corpo. É também o modelo mais fácil de combinar com quase todos os tipos calcinhas, basta escolher as cores ou estampas que combinam entre si e garantir diversas composições diferentes.
Meia taça
Seios volumosos pedem por uma peça com estruturas reforçadas, para garantir segurança e conforto. É essa a função de um biquíni meia taça. O modelo vai super bem com hot paints e calcinhas com distintas larguras nas laterais, independentemente se ambas as peças forem estampadas ou lisas.
Ombro a ombro
Também chamado de biquíni ciganinha, o modelo ombro a ombro é uma peça perfeita para quem quer chamar a atenção para a parte de cima do corpo. Eles podem ser encontrados nas versões drapeadas, com babados ou manguinhas bufantes, sempre criando um volume interessante na parte do colo. Quer deixar o look de verão ainda mais interessante? Combine a peça com uma hot pant, ou invista em um artigo com mangas longas.
Um ombro só
Tops de um ombro só dão um toque contemporâneo ao biquíni, geralmente combinados com hot pants ou calcinhas mais largas. Alguns modelos possuem um recorte geométrico moderno, sendo responsáveis por valorizar ainda mais os seios. Procura por algo diferente do que sempre usou? Aposte nesta tendência.
Frente única
O decote em V de um modelo frente única é o realce merecido que os seios grandes merecem. As alças largas promovem maior sustento à estrutura, perfeito para práticas de esporte na areia, ou para nadar em mares mais agitados. Quem deseja criar um volume maior ao colo deve investir em peças que tenham drapeados e babados.
Faixa
A ampliação horizontal criada por um biquíni modelo faixa, uma variação do tomara que caia, é perfeita para criar um equilíbrio de proporções entre os quadris e os ombros. Atualmente, esta peça ganhou mais uma versão moderninha, que conta com uma espécie de mangas falsas, aumentando ainda mais o leque de opções.
Cropped regata
O recorte todo fechado e estruturado de um crooped regata é a pedida certa para quem deseja praticar esportes na beira da praia ou no clube, ou por quem ainda quer emendar este tipo de programa a uma ida ao barzinho, já que é só acrescentar uma saia ou um shorts, mais uma sandália bonita ou tênis e pronto! Para quem quer chamar a atenção para a barriga, está aqui uma boa opção.
Top alcinha
A simplicidade de um top alcinha atende bem as expectativas das mais minimalistas. É também a peça ideal para todos os tipos de corpos, pois além de ter uma boa estruturação, fica bem justinho ao colo de forma bem segura e confortável. Que tal aproveitar a peça também para usar com uma regata cavada por cima ao sair da praia ou da piscina?
As cores, texturas e estampas ficam por conta do seu gosto pessoal, ok?
Parte de baixo
Não existem muitas regras na hora de combinar as peças do biquíni. Elas podem ser cada uma de uma cor, uma lisa e outra estampada, uma estruturada e outra mais ousadinha… tudo, mais uma vez, dependerá do perfil de cada pessoa. E para te ajudar a escolher a calcinha do seu biquíni perfeito, ficam aqui algumas observações:
Lateral estreita
Para dar aquela ilusão de ótica avantajada ao bumbum, uma calcinha de lateral estreita ajudará no efeito, principalmente se for de amarrar. Quanto menor for a peça, melhor o efeito, principalmente em cores claras e estampas maiores.
Lateral média
A calcinha com faixas laterais médias é uma peça atemporal, que nunca sai de moda. Além de oferecer diversas possibilidades de combinações, é confortável, e evita qualquer tipo de marcação da região dos quadris.
Lateral larga
Assim como a faixa lateral média, este é o modelo preferido de quem não abre mão de segurança ao vestir um biquíni. Os elásticos por toda a extremidade da peça garantem que ela fique bem presa ao corpo. Ou seja: pode pular, pegar ondas fortes e nadar sem medo.
Ruffle
Sabe aquele franzidinho nas bordas do biquíni? Este é o efeito ruffle – um pequeno babadinho, responsável por deixar a peça mais delicada. Na maioria das vezes este modelo possui lacinhos nas laterais. Bem fofo, né?
Hot pants
Elas deixaram de ser exclusividade da tendência vintage para deixar o look verão com uma pegada mais elegante e democrática. As hot pants vestem super bem todos os tipos de corpos, sem marcar o quadril, e podem ser combinadas tanto com peças menores, – para quem não abre mão de uma marquinha de biquíni, é só dobrar a peça até a parte de baixo do umbigo – quanto com peças maiores (que juntas, ficam parecendo um maiô com uma pequena abertura horizontal no abdômen).
Fio dental
Mais um aliado “empinador” de bumbum, o fio dental faz sucesso entre as mulheres há muitas décadas. A sua marquinha registrada no corpo, com a ajuda do sol, é uma das mais desejadas, e também é o responsável por incluir uma pitada de sensualidade na composição.
Asa-delta
A tendência, sucesso nos anos 1980, voltou com tudo mantendo seu estilo sensual, mas recebendo algumas variações repaginadas, laterais das mais diversas larguras (as mais estreitas podem vir com lacinho, inclusive) e na versão fio dental ou padrão.
Relacionadas
Mais modelos de biquíni para te ajudar a escolher o seu
Agora que você já conhece os principais modelos de biquíni, que tal se inspirar em algumas composições e fotos com as peças de banho? Entendendo o seu estilo, você consegue decidir sobre qual modelo combina mais com você. Confira 15 sugestões:
1. O bíquini asa delta é o queridinho do momento
2. Já o de lateral estreita, se tornou um clássico do verão
3. Traga alegria ao seu visual com biquínis coloridos
4. E dê preferência para o conforto no seu momento ao sol
5. Mas sem deixar de usar um conjunto que é a sua cara!
6. Quando escolher um modelo de biquíni, pense na marquinha que você deseja
7. Ou considere o evento que você foi convidada
8. Algumas peças são tão versáteis que é possível usá-las até como cropped
9. O modelo de biquíni hot pants dá um toque vintage à composição
10. Já o meia-taça, é a opção certeira para valorizar ainda mais os seios
11. Enquanto os de frente única garantem um visual mais despojado
12. E para quem vai fazer atividades na areia, peças maiores podem oferecer mais segurança
13. O modelo de biquíni de ombro a ombro garante ótimos cliques na praia
14. O importante é você se sentir confortável na sua peça de banho
15. E não esqueça dos acessórios, para dar um toque ainda mais especial em sua composição
Se você planeja viajar para um lugar com praia ou piscina, não deixe para decidir pela escolha do modelo de biquíni de última hora. Com boas referências, você pode criar looks fashionistas com as peças e usá-las como top ou sob uma saída de praia superestilosa para aproveitar os passeios.
Sheila Almendros
Jornalista viciada em cinema e música, atua como web writer desde 2008 e é também blogueira no phdemseilaoque.com.