Bem-estar

O que é muco cervical, suas fases e principais dúvidas esclarecidas

Canva

Atualizado em 27.09.23

O muco cervical é, resumidamente, uma secreção produzida naturalmente pelo organismo da mulher. Ele altera suas características de acordo com a ação hormonal, variável ao longo do ciclo menstrual, conforme destaca Maura Azzi Tassi (CRM 5298909-6), ginecologista e obstetra do Instituto Maieve Corralo, o que possibilita, inclusive, a identificação do período fértil por meio da auto-observação das características dessa secreção em cada fase.

O que é muco cervical?

Maura explica que o colo do útero faz a comunicação da cavidade uterina (corpo) com o canal vaginal, e que ele possui células glandulares que secretam o muco cervical (substância líquida) de maneira contínua. A principal função do muco, destaca Maura, é proteger a ascensão de bactérias provenientes da vagina para a cavidade uterina, diminuindo assim o número de infecções.

“Além disso, o muco altera sua consistência ao longo do período menstrual, passando de muito espesso a aquoso na fase da ovulação, auxiliando assim a penetração do espermatozoide para a cavidade. Essa mudança do muco se deve à ação do hormônio estradiol“, acrescenta a ginecologista e obstetra.

Fases do muco cervical

  • Fase folicular: Maura explica que, no começo do ciclo (logo após a menstruação), ele é muito espesso, e normalmente não é observado na calcinha. “Nessa fase ele dificulta a chegada dos espermatozoides a cavidade uterina”, destaca.
  • Fase fértil/ovulatória: Maura explica que, com o passar dos dias, aproximando-se do período ovulatório (fase fértil), sob ação hormonal, o muco já vai se tornando mais fino e elástico (assemelhando-se à clara de ovo), facilitando a passagem do espermatozoide da vagina para o útero e posterior gestação.
  • Fase lútea: nessa fase, que começa a partir da ovulação e vai até começar a menstruação, o muco cervical apresenta-se esbranquiçado, fica mais denso, gelatinoso, menos elástico, não ajudando os espermatozoides a se movimentarem (sendo pouco provável a gravidez).

Médica responde principais dúvidas sobre muco cervical

Canva

Exatamente por ter variações ao longo do ciclo, muitas mulheres têm dúvidas sobre características e como interpretar o muco cervical. Confira o esclarecimento para as principais questões:

Publicidade

DM: Como identificar o muco cervical durante o período fértil? “O período fértil são os dias do ciclo menstrual com maior propensão para mulher gestar, sendo os dias próximos à ovulação (momento em que o óvulo é liberado da trompa). Muitas mulheres observam uma secreção semelhante à clara de ovo na calcinha quando estão no período fértil, e sentem a vagina mais úmida. Essa é a característica do muco cervical fluido, elástico e pegajoso da fase ovulatória”, explica Maura.

DM: O que significa muco cervical com sangue? “Existem diversas causas, podendo ser fisiológico, doenças benignas até mesmo um câncer. Dentre as causas de muco com sangramento estão a implantação do embrião no útero (nidação), encontro do espermatozoide com o óvulo (fecundação), o sangramento da ovulação (quando o folículo se rompe liberando o óvulo), sangramento por alterações hormonais e, em casos mais raros, câncer do colo uterino, dentre outros”, esclarece a ginecologista e obstetra.

DM: O que significa muco cervical branco, amarelo e marrom? O muco cervical fisiológico, no geral, tem coloração transparente. “Secreções com odor ou de outras cores devem sempre ser avaliadas. A secreção branca tipo leite coalhado geralmente sugere candidíase, principalmente se associada a coceira. Quando amarela/esverdeada e com odor de peixe podre, pode sugerir infecção bacteriana. Corrimento marrom sugerem sangramento coagulado e podem estar associadas a resquícios do período menstrual, infecção, variação hormonal, traumas, gestação e até doenças mais sérias como o câncer. Vale ressaltar que apesar do muco cervical ser transparente, secreções branco/amareladas ao final do dia podem ser fisiológicas (não indicativo de doenças)”, destaca Maura.

DM: O que significa muco antes da menstruação? “Muitas mulheres notam um corrimento antes da menstruação, uma secreção vaginal mais branca. Essa alteração ocorre pelo hormônio progesterona e, não acompanhada de outras características, é considerada normal”, explica Maura.

DM: É normal muco cervical em grande quantidade? “A quantidade de muco pode ser variável, não só ao longo do ciclo, mas também para cada mulher, uma vez que a sensibilidade das células glandulares aos hormônios pode ser variável. O muco em quantidade abundante é comum no período ovulatório, e na grande maioria das vezes, é sem odor e incolor”, esclarece a ginecologista.

DM: É normal muco cervical na gravidez? “É muito comum o aumento do muco cervical durante toda a gestação, uma vez que ocorre aumento do aporte sanguíneo às células e pela ação hormonal”, responde Maura.

Publicidade

DM: Como fazer a leitura do muco cervical? “A mulher pode observar o tipo de muco introduzindo o dedo no canal vaginal ou observando a secreção na calcinha. O muco mais espesso é característico do começo do ciclo menstrual. À medida que se aproxima o período fértil, ele torna-se mais líquido e, durante a ovulação, tem aspecto de clara de ovo (muco mais espesso)”, orienta Maura.

DM: Quando não verificar o muco cervical? “O muco não deve ser avaliado logo após a relação sexual, uso de cremes vaginais/lubrificantes ou na presença de infecção, pois esses fatores atrapalham a sua interpretação”, responde a ginecologista.

DM: É possível ovular e não expelir o muco? “Algumas mulheres podem estar ovulando e não terem a percepção de muco cervical na calcinha, sem que isso de fato represente um problema. A sensibilidade das células secretoras do muco ao estradiol pode ser variável, e a produção ser em menor quantidade. Muitas vezes a produção ocorre, mas de maneira imperceptível por estar em menor quantidade. A paciente pode observar apenas um aumento da lubrificação vaginal. Em casos específicos, a mulher deve ser avaliada pois essa característica pode representar uma baixa de estrogênio (hormônio da mulher)”, esclarece Maura.

Vale ressaltar que é sempre importante a mulher ter informações seguras e estar atenta à sua saúde íntima, além de fazer visitas regulares ao ginecologista. Saber identificar o muco cervical é importante tanto para as mulheres que desejam engravidar, como para as que desejam evitar a gestação. Aproveite e conheça tipos de problemas vaginais e como lidar com cada um deles.

As informações contidas nesta página têm caráter meramente informativo. Elas não substituem o aconselhamento e acompanhamentos de médicos, nutricionistas, psicólogos, profissionais de educação física e outros especialistas.

Jornalista formada em 2009 (58808/SP), redatora freelancer desde 2013, totalmente adepta ao home office. Comunicativa, sempre cheia de assuntos para conversar e inspiração para escrever. Responsável no trabalho e fora dele; dedicada aos compromissos e às pessoas com quem convive; apaixonada pela família, por cachorros, pelo lar, pelo mar, por momentos de tranquilidade e também de agito.