Wikimedia Commons
Há 86 anos, falecia a filósofa francesa, uma das principais teóricas do feminismo e referência para muitas mulheres
Simone de Beauvoir é uma das maiores escritoras e filósofas de abordagem feminista e existencialista de todo o mundo. Ela faleceu aos 78 anos, em 14 de abril de 1986, por decorrência de uma pneumonia, mas suas obras a fazem viva e dão força à luta das mulheres pelo mundo.
Nascida em Paris, em 9 janeiro de 1908, os pensamentos políticos atuantes de Beauvoir reverberaram discussões de grande importância sobre os direitos das mulheres e potencializaram a batalha contra a opressão de gênero. Suas ideias ainda são uma das principais fontes para o movimento feminista, sobretudo partindo uma de suas frases mais famosas: “Não se nasce mulher, torna-se mulher”.
Suas publicações são clássicos que deixaram um legado imensurável para a literatura feminista. Obras como O segundo sexo (1949), Memórias de uma moça bem-comportada (1958), A Cerimônia do Adeus (1981) e muitas outras ajudaram a construir a carreira dessa filósofa de grande importância.
Para homenagear essa pensadora e manter viva suas memórias, leia 15 frases de Simone de Beauvoir que empoderam as mulheres!
Publicidade
Relacionadas
“É pelo trabalho que a mulher vem diminuindo a distância que a separava do homem, somente o trabalho poderá garantir-lhe uma independência concreta.” (1967)
“Ninguém nasce mulher: torna-se mulher.” (1949)
“Toda opressão cria um estado de guerra.” (1949)
Publicidade
“Por vezes a palavra representa um modo mais hábil de se calar do que o silêncio.” (1960)
“Ninguém é mais arrogante em relação às mulheres, mais agressivo ou desdenhoso do que o homem que duvida de sua virilidade.” (1949)
“O escritor original, enquanto não morre, é sempre escandaloso.” (1967)
“Não se pode escrever nada com indiferença.” (1954)
Publicidade
“A morte parece menos terrível quando se está cansado.” (1954)
“Se a ‘questão feminina’ é tão absurda é porque a arrogância masculina fez dela uma querela.” (1949)
“E não é verdade que o reconhecimento da liberdade de outrem limite minha própria liberdade: ser livre não é ter o poder de fazer qualquer coisa; é poder superar o dado rumo a um futuro aberto.” (1947)
“A representação do mundo é operação dos homens; eles o descrevem do ponto de vista que lhes é peculiar e que confundem com a verdade absoluta.” (1949)
“Todas as vitórias ocultam uma abdicação.” (1958)
“No dia em que for possível à mulher amar em sua força, não em sua fraqueza, não para fugir de si mesma mas para se encontrar, não para se demitir mas para se afirmar, nesse dia o amor se tornará para ela, como para o homem, fonte de vida e não perigo mortal.” (1949)
“Libertar a mulher é recusar a encerrá-la às relações que ela mantém com o homem, não as negar.” (1949)
“A beleza ainda é mais difícil de contar do que a felicidade.” (1960)
Que a vida de Simone de Beauvoir seja eterna enquanto houver luta e resistência das mulheres no mundo! Se busca mais referências feministas, confira uma lista de livros para se engajar nesse movimento.