O que vestir para cada ocasião: dicas para tirar suas dúvidas
Saiba como escolher as peças ideais para cada situação, inspire-se com os looks das blogueiras e economize o tempo na hora de se arrumar
Ter novas ideias de looks para usar a cada ocasião ou evento do dia a dia nem sempre é fácil, pode ser cansativo e ainda demandar um tempo que não temos. Mas, para otimizar o tempo e ainda conseguir escolher a melhor alternativa para acertar no visual em qualquer situação, basta se organizar.
É importante atentar-se para que o look esteja dentro do dress code do evento ou ocasião de destino. Para não restar dúvidas na hora de analisar se a combinação de peças está funcionando, confira o resultado do visual em um espelho de corpo inteiro.
Além disso, lembre-se que quanto mais confortável, confiante e segura você se sentir com as roupas e acessórios selecionados, mais chances tem de acertar na escolha do look! Arrumar o armário de forma que todas as suas peças estejam visíveis e fáceis de encontrar, também ajuda bastante na hora de escolher o que usar.
Confira algumas dicas e ideias de looks para ocasiões diferentes, para se organizar e tornar a escolha do visual mais prática e rápida.
Publicidade
Para ir à escola
Geralmente, as escolas se dividem em dois grupos: as que exigem uniforme completo, e as que demandam apenas o uso de camiseta de uniforme. Para os dois tipos, a principal regra é usar peças confortáveis.
Relacionadas
“Para os colégios que exigem somente a camiseta do uniforme é possível usar calças jeans, moletons e casacos descolados; assim como sapatilhas, sandálias e botas”, sugere a consultora de estilo Danyla Borobia. “Quando o uniforme completo é exigido, o melhor é usar e abusar de acessórios e tênis diferenciados”, completa.
Assim, aproveite para investir em mochilas e bolsas para expressar sua personalidade, mesmo tendo que usar roupas exatamente iguais todos os dias. Quanto aos sapatos, prefira sempre os sem salto, mais confortáveis para o dia a dia.
Para ir à faculdade
Na faculdade, ainda que o seu curso tenha adotado uma camiseta personalizada, já não há mais a obrigação de usar uniforme todos os dias. Desta forma, você tem a liberdade de selecionar peças que tenham mais a ver com seu estilo.
Publicidade
A dica de Danyla Borobia é buscar conforto e equilíbrio na hora de se vestir. “Para as mulheres que gostam de usar shorts mais curtos, um bom truque é compor com partes de cima de manga comprida e sem decotes. Nos pés use e abuse de sapatos confortáveis, como os slip-on, tênis, birken, sapatilhas e etc.”, comenta a consultora.
Para ir a uma entrevista de emprego
Quando for escolher o look para uma entrevista de emprego, calça de alfaiataria e camisa social é uma alternativa clássica e tradicional para não errar. Porém, não é o único visual possível: jeans escuros, blazer e outras blusas podem ser adequados e muito bem vindos.
“O melhor é investigar um pouco sobre a empresa e seu dress code. Se não for obrigatório o uso de roupas sociais, deve-se evitar algumas peças como: roupas rasgadas (calça desfiada), muito justas, decotadas, curtas, transparentes, com estampas fortes e muitos acessórios. Quanto mais neutra mais elegante”, aconselha Danyla.
Para ir a uma colação de grau
Em colações de grau, as dúvidas ficam entre optar por looks confortáveis ou requintados para usar por baixo da beca. O ideal é apostar no meio termo: escolha preças que proporcionem conforto e sejam confeccionadas em tecidos mais sofisticados. Afinal, mesmo que durante a cerimônia a roupa não seja vista, é comum que esta seja seguida por uma comemoração em outro local.
As convidadas também podem apostar em looks mais confortáveis, evitando apenas um visual muito informal. Danyla sugere saias e vestidos de comprimento midi, blusas e calças com bom caimento e em tecidos finos.
Para ir a uma formatura
Em formaturas, os vestidos já são clássicos absolutos e a escolha mais comum tanto entre as formandas quanto entre as convidadas. Se a festa de formatura for sua, aposte em um modelo longo. Se for apenas como convidada, pode investir em comprimentos mais curtos; mini ou midi.
Cores, estampas e modelagens devem estar de acordo com as preferências pessoais. Tecidos sofisticados, brilho, decotes, fendas, transparências e recortes são muito bem vindos. Para os acessórios, prefira saltos altos, bolsas pequenas e invista em colares, brincos e pulseiras para complementar o visual.
Para ir ao cinema
“Para ir ao cinema é importante estar confortável e protegida do ar condicionado”, sugere a consultora de imagem Fê Bastos. Assim, mesmo nos dias mais quentes é interessante ter à mão uma jaqueta jeans, cardigan ou até mesmo um quimono ou lenço para se proteger do frio dentro da sala e assistir ao filme com tranquilidade.
Para ir ao teatro
A dica de se proteger do ar condicionado também serve para o teatro: escolha um maxi cardigan ou um blazer. Porém, Fê Bastos aconselha que, para esta ocasião, as peças selecionadas para compor o look sejam mais requintadas. Aposte em vestidos, calças de alfaiataria, camisas e saltos altos.
Para ir ao shopping
“Passeio no shopping é uma ocasião bem casual, portanto, sem exageros”, comenda Fê Bastos. Sendo assim, aproveite para usar looks mais informais. Abuse de jeans em lavagens mais ácidas, peças destroyed e modelagens mais descontraídas.
Nos acessórios, aposte em bolsas e bijouterias. “Nos pés um salto, se você aguentar andar bastante. Se esse não for o seu caso, vá de sapatilha ou alpargatas”, sugere a consultora de imagem.
Para ir ao parque
Para uma ida ao parque, a dica de Fê Bastos é optar por sapatos sem salto, uma vez que o terreno é irregular. Aposte em sapatilhas, rasteirinhas, tênis e alpargatas para a ocasião. A roupa também deve estar aliada ao conforto: escolha shorts, camisetas, vestidos e casacos em tecidos como algodão e moletom. Para complementar o visual, vale a pena apostar em acessórios. Mix de pulseiras ou correntes e óculos escuros são uma boa pedida.
Para ir ao clube
Geralmente, clubes são ambientes informais e mais descontraídos. Para refletir esse clima nas roupas, escolha peças mais despojadas – shorts, saias, vestidos, quimonos e blusas em tecidos fluidos ou jeans. Se for usar biquíni ou maiô, faça com que a roupa de banho seja parte do visual.
Se quiser deixar o visual um pouco mais arrumado, invista em acessórios mais sofisticados: óculos escuros, pulseiras, colares, anéis, brincos. Sapatos sem salto ou com salto anabela podem ser uma boa escolha para fechar o look.
Para ir a uma festa infantil
Em festas infantis, aposte em roupas confortáveis, com modelagens mais soltinhas, e sapatos sem salto ou de salto baixo – “assim você terá liberdade de movimento para também poder brincar com as crianças”, lembra a consultora Fê Bastos. Shorts de alfaiataria, blusas e camisas com a modelagem mais ampla, sapatilhas e rasteirinhas são uma boa alternativa para a ocasião.
Para ir a um churrasco
Churrascos são ocasiões bastante informais e descontraídas. Portanto, invista em peças despojadas e confortáveis: shorts, saias, vestidos e calças em tecidos como o jeans ou algodão, por exemplo. Aposte em cores fortes, estampas e sapatos confortáveis. Para um look mais moderno e sofisticado, confie em uma boa seleção de acessórios.
Para ir a uma janta informal
Como o próprio nome denuncia, em jantares informais você pode adotar looks mais despojados que em eventos formais. Aposte em calças com boa modelagem e caimento, camisas e acessórios para complementar o visual. Vestidos e saias também são bem vindos. Para um toque a mais de elegância, selecione um blazer para compor o look.
Para ir à balada
“Para ficar poderosa na balada é bom subir no salto”, sugere Fê Bastos. Aposte em peças confeccionadas em tecidos mais sofisticados, recortes, brilhos e transparências. Se quiser fugir da escolha clássica do pretinho básico, opte por tons como o vinho.
Para fechar a produção, não esqueça dos acessórios! “Use uma pulseira ou um brinco com franjas, que vai dar um movimento bacana quando você estiver dançando”, opina a consultora. Selecione bijouterias e prefira bolsas pequenas, o suficiente para carregar o indispensável.
Para ir a um show
Para aproveitar bem o show, pense em um look que te deixe confortável e não limite seus movimentos. Sapatos de salto baixo, como coturnos e tênis, são as melhores pedidas para a ocasião. Nas roupas, selecione calças do tipo skinny em tecidos confortáveis ou aposte no short jeans. Complemente com uma camiseta e, se quiser modernizar o look, escolha uma camisa para usar como terceira peça – pode ser no corpo ou amarrada na cintura.
Quando for selecionar acessórios, prefira aqueles que não vão te incomodar e “dispense a bolsa, para não te atrapalhar na hora de curtir o show”, lembrou Fê Bastos.
Para ir a um show sertanejo
Em um look para show sertanejo, a regra do conforto também deve ser seguida. Mas, se quiser se adequar mais ao estilo, aposte em peças como a camisa xadrez, calças e shorts jeans, franjas, coletes e botas – de preferência as sem salto ou com salto baixo.
Para ir à missa
“Para ir à igreja, evite roupas curtas, decotadas e justas”, comenta Fê Bastos. Assim, invista em looks mais sérios e sóbrios. Aposte no comprimento midi ou longo e calças em modelagens mais fluidas, como a pantalona. Para complementar e ficar mais elegante, o blazer é uma boa opção.
Para ir ao culto
Em cultos, além da dica de evitar peças curtas, justas e decotadas, você precisa se adaptar aos trajes pedidos pela sua igreja. Aposte em comprimentos midi, meia-calça e em casaquinhos e blazers como terceira peça, para modernizar o visual.
Para o primeiro encontro
“Nesse caso o melhor é ver qual a mensagem que a pessoa quer passar, acredito que o elegante e sexy na medida são os estilos mais procurados”, comenta a consultora de estilo Danyla Borobia. Assim, aposte em looks com tecidos nobres e peças com bom caimento. O equilíbrio das peças pode vir com a combinação de decotes com comprimentos midi, comprimentos mais curtos e blusas mais soltas ou blazers.
Para ir à casa do namorado
Para visitar o namorado, a dica de Danyla é adotar um look que faça com que você se sinta confortável e segura. “Acredito que o melhor é se vestir de forma confortável, demonstrando o estilo pessoal de cada mulher. Não existe uma regra, a mulher deve se olhar no espelho e se sentir linda e confortável, assim ficará mais tranquila e segura”, comenta a consultora.
Para ir a um casamento na praia
Para casamentos na praia, Danyla Borobia sugere vestidos com modelagens menos estruturadas e volumosas. “O casamento na praia, mesmo sendo mais informal, pede tecidos mais nobres: linho, crepe de seda, seda, musseline. As cores mais claras e pastel, como nude, lilás, rosa, amarelo, verde e azul, ficam ótimas para esse tipo de evento”, aconselha a consultora. “Os sapatos variam conforme o local, se for pé na areia ou deck os saltos devem ser evitados”, completa.
Para ir a um casamento à tarde
Em qualquer casamento, Danyla Borobia lembra que o primeiro passo é analisar o dress code pedido no convite ou consultar a noiva sobre o estilo da cerimônia. Se ainda tiver dúvidas, “os vestidos para convidadas podem ser curto ou midi, com brilhos, fendas, transparências e etc., o que conta são os tecidos mais nobres, um bom caimento e acessórios fazendo o contraponto do estilo de cada uma. Por ser de tarde, o look com cores mais claras e vestidos com pouco volume deixam a mulher mais elegante”, comenta Danyla.
Para adaptar qualquer look de festa a dias mais frios, invista em sapatos fechados, meias-calça, vestidos de manga longa ou blusas segunda pele da cor do vestido. Para aquecer ainda mais, aposte em trench coats, blazers, estolas e casacos em pele fake, echarpes de lã e jaquetas de couro com cortes mais ajustados.
Aproveite as dicas para se preparar melhor e economizar tempo na hora de montar seus looks!
Karina Azevedo
Graduada em Comunicação e Multimeios pela Universidade Estadual de Maringá. Está constantemente fugindo de spoilers de séries e cobiçando novos livros. Gosta de colecionar coisas e sempre quis ter uma rede dentro de casa.