Foto: iStock
Já faz certo tempo que o óleo de coco se transformou em um “produto queridinho” quando o assunto é saúde ou beleza. Muitas pesquisas ainda têm sido feitas no sentido de descobrir os reais benefícios que o consumo deste óleo oferece para a saúde, porém, já não há mais dúvidas sobre as vantagens que oferece para a pele e para os cabelos.
Marcela Lippi, hair stylist do Studio Tez / Spa para o Cabelo, especialista em terapia capilar pela Academia Brasileira de Tricologia, explica que, nos cabelos, o óleo de coco ajuda a restaurar a camada lipídica do fio. “Isto é, a manter a hidratação natural dos fios, já que ele tem lipídeos em sua composição e cria uma película protetora”, diz.
Não por acaso o óleo de coco está cada vez mais presente em fórmulas de xampus e condicionadores e, sobretudo, tem sido usado em muitas receitas caseiras, a fim de deixar os fios mais saudáveis e, naturalmente, bonitos.
Mas, você sabe exatamente como usar o óleo de coco nos cabelos? Confira as dicas abaixo para que possa usar o produto corretamente em casa e, assim, usufruir de fato dos benefícios que ele oferece.
1. Em uma umectação tradicional
Uma das maneiras mais conhecidas e indicadas para se usar o óleo de coco nos cabelos é a umectação. Marcela explica que o óleo, neste caso, ajuda a restaurar a camada lipídica do fio – que fica umectado, nutrido, macio e brilhante. “Ajuda inclusive a melhorar a textura, principalmente dos cacheados e afros”, diz.
Relacionadas
Passo a passo: o óleo de coco deve ser usado nos cabelos secos. “Não use fonte de calor (nada de secador ou aplicar o óleo quente). Aplique no comprimento. Dê um tempo de pausa, em média, de 4 horas”, orienta Marcela.
“Na hora de lavar, use condicionador com Ph baixo, entre 3,5 e 4,5, antes do xampu. Isso ajuda a desprender o óleo dos fios. Nada de xampu em excesso, que pode dar um efeito rebote”, acrescenta a hair stylist.
2. Em uma umectação noturna
Marcela explica que, por conta de sua densidade, a absorção do óleo de coco pelo cabelo é lenta. Então, em alguns casos, ele pode ser usado em uma “umectação noturna”. Ou seja, permanecendo mais horas nos cabelos.
Passo a passo: o procedimento é o mesmo. Você deve aplicar o óleo no comprimento dos cabelos secos. “A diferença é que deixará o produto agir da noite para o dia, dormindo usando uma toquinha plástica para não engordurar as roupas de cama”, diz. No dia seguinte, a dica é usar condicionador com Ph baixo, entre 3,5 e 4,5, antes do xampu.
Publicidade
“Mas, vale lembrar que alguns tipos de cabelo, principalmente os loiros, podem ter sua cor alterada se você ficar muito tempo com o produto nos fios, afinal, o óleo oxida e, por isso, pode fazer essa alteração de cor”, orienta a hair stylist.
3. Sozinho em uma hidratação
Marcela explica que o óleo de coco, por ser um óleo, devolve um pouco do brilho do cabelo seco e ressecado e ainda hidrata. “Quando é um cabelo natural opaco, também apresenta muito resultado”, diz.
Passo a passo: aplique o óleo de coco diretamente no comprimento dos cabelos, deixe agir por alguns minutos e depois lave normalmente.
4. Com sua máscara de hidratação ou nutrição
Marcela destaca que o óleo de coco pode ser usado também com uma máscara de sua preferência.
Passo a passo: a hair stylist orienta misturar uma quantidade de máscara equivalente ao tamanho de uma noz de máscara com 1 colher (chá) do óleo. Então é só aplicar no cabelo antes da lavagem e aguardar alguns minutos. Depois, lavar normalmente.
5. Para potencializar sua hidratação tradicional
Em alguns casos, o óleo de coco pode ser usado especialmente para potencializar a máscara de hidratação, sendo assim aplicado depois da lavagem dos cabelos. Neste caso, é importante usar uma pequena quantidade do óleo para evitar que os fios fiquem oleosos.
Passo a passo: coloque algumas gotinhas do óleo de coco diretamente na quantidade de máscara que você usará. Aplique a mistura nos cabelos previamente lavados com xampu (e ainda úmidos), deixe agir como uma hidratação tradicional, e depois enxague os cabelos.
6. Em um blend de óleos
De acordo com Marcela, é possível ainda misturar o óleo de coco a outros óleos, como o óleo de abacate ou semente de uva.
Passo a passo: o procedimento é o mesmo. Misture uma quantidade suficiente (sem exageros) de cada óleo para passar no comprimento dos fios (evitando sempre a raiz). Deixe agir por alguns minutos e depois lave os cabelos normalmente.
7. Em máscaras caseiras
Marcela destaca que o óleo pode ser um dos ingredientes de máscaras feitas com produtos naturais.
Passo a passo: pode-se misturar o óleo de coco com polpa de abacate ou de babosa (que também é hidratante) e aplicar nos fios com um tempo de pausa. Depois, lavar normalmente.
Mas, cuidado com o exagero! “Deve-se usar pouco óleo de coco. O excesso é prejudicial, pois ele cria uma película em volta do fio e não deixa o cabelo ser hidratado depois”, acrescenta a hair stylist.
8. Para controlar o volume
Em alguns tipos de cabelos, o óleo de coco pode, entre outros benefícios, ajudar a controlar o volume. “Na umectação para os cabelos cacheados e afros, ele ajuda a formar bem o cacho e, com isso, minimiza o volume”, explica Marcela.
Passo a passo: o procedimento é o mesmo de uma umectação tradicional ou noturna. Basta aplicar o óleo em todo o comprimento dos cabelos secos, deixar agir por algumas horas, e depois lavar.
9. Para tratar as pontas dos cabelos
O óleo de coco pode ser usado ainda como um cuidado especial para as pontas dos cabelos, que já são normalmente mais secas.
Passo a passo: o procedimento é basicamente uma “miniumectação”. Aplique mais ou menos ½ colher (sopa) do óleo somente nas pontas dos cabeços. Deixe agindo por 15 a 20 minutos antes do banho. Depois, é só lavar normalmente.
Agora você já sabe que o óleo de coco é mesmo um grande aliado quando o assunto é a beleza dos cabelos! Mas, seu uso também exige cuidados pois, se usado de forma inadequada ou exagerada, pode alterar a cor dos fios (especialmente os loiros), deixar os cabelos excessivamente oleosos ou até mesmo criar uma película em volta dos fios e não deixar que eles sejam hidratados posteriormente.
Por tudo isso, para usufruir da melhor forma dos benefícios que o óleo de coco pode oferecer aos cabelos, consulte um profissional de sua confiança antes de iniciar o uso.
Tais Romanelli
Jornalista formada em 2009 (58808/SP), redatora freelancer desde 2013, totalmente adepta ao home office. Comunicativa, sempre cheia de assuntos para conversar e inspiração para escrever. Responsável no trabalho e fora dele; dedicada aos compromissos e às pessoas com quem convive; apaixonada pela família, por cachorros, pelo lar, pelo mar, por momentos de tranquilidade e também de agito.