Canva
O óleo para cabelo é um produto queridinho de quem busca manter a saúde dos fios. Tanto óleos naturais como os industrializados podem ser utilizados para recuperar o brilho e a maciez do cabelo, além de prevenirem o ressecamento. Saiba mais sobre os benefícios do produto, quais as melhores opções e como usar.
Para que serve o óleo para cabelo?
A principal função do óleo para cabelo é manter e restaurar a nutrição nos fios. O cabelo tende a perder lipídios, principalmente quando passa por químicas, e os óleos atuam na reposição. Por isso, ele melhora o aspecto ressecado dos fios e os mantêm saudáveis. Confira, a seguir, os benefícios e usos desse produto:
- Mantém e repõe a nutrição dos fios;
- Pode ser usado na finalização, trazendo mais definição para crespos e cacheados, enquanto alinha os lisos;
- Turbina o efeito de máscaras capilares;
- Na umectação, o uso do produto é ainda mais potente;
- Repara as pontas, trazendo aspecto mais saudável;
- Remove e previne o frizz.
O óleo capilar é mesmo um produto muito versátil, sendo indispensável para quem faz questão de manter os fios saudáveis.
10 melhores óleos para cabelo que vão nutrir os seus fios de verdade
Se você busca uma rotina de tratamento capilar eficaz, é importante ter um óleo adequado para o seu cabelo. Por isso, separamos os melhores produtos, de acordo com os mais vendidos do mercado. Confira e saiba qual é o melho0r para seu tipo de cabelo:
Publicidade
Óleo Capilar L'Oréal Óleo Extraordinário
- Hidratação profunda
- Controle de frizz
- Protege até 230 graus
- Combate a queda
- Encorpa o cabelo
- Promove o crescimento
Publicidade
- Sela as cutículas e preserva a cor
- Protege o cabelo do calor de secador, prancha e babyliss
- 100% natural
- Nutrição extrema
- Fim das pontas duplas.
- Combate contra o ressecamento
Óleo Pinga Lola Cosmetics- Açai e Pracaxi
- Proteção térmica e UV
- Controla o frizz
- Multifuncional
Óleo Wella Professionals Oil Reflections
Publicidade
- Cheirinho gostoso
- Protetor térmico
- Deixa o cabelo com muito brilho
Oleo Moroccanoil Light Oil Treatment
- Contém óleo de argan puro
- Efeito e cheiro de longa duração
- Não pesa o cabelo
Óleo Finalizador Tresemmé Brilho Lamelar
- Controla o frizz
- Alinha as pontas
- Restaura a maciez
Óleo Schwarzkopf Miracle Barbary Fig
- Sem pigmentos
- Ideal para quem descoloriu
- Produto reconstrutor dos fios
Óleo Amend Reparador Gold Black Nutritivo
- Com silicone
- Proporciona brilho e maciez
- Para cabelos crespos e cacheados
Certamente, algum desses óleos vai ser ideal para o seu tipo de fio. Então, avalie as opiniões sobre cada um, o custo-benefício e escolha o que for mais adequado para os seus fios!
Relacionadas
Como escolher o óleo para cabelo
Cada produto tem as suas funções específicas para diferentes tipos de cabelos. Por isso, antes de realizar a compra, é importante analisar bem e escolher aquele que melhor se adequa ao seu tipo de cabelo. Confira:
- Cabelos quebradiços: para aquelas que sofrem com a queda dos fios, pontas duplas e frizz, os óleos naturais, sem silicones, como o de ricino, auxiliam a fortalecer as madeixas.
- Cabelos ressecados: os óleos mais pesados, como de argan, rosa mosqueta e óleos nutritivos são recomendados para quem possui os fios danificados por química ou ressecamento natural, já que ajudam na hidratação, recuperação do brilho e controle do frizz.
- Cabelos oleosos: cabelos oleosos também necessitam de cuidados com óleos capilar! É importante escolher um produto mais leve, aplicado nas pontas, como o de ricino, que ajude a controlar a oleosidade natural dos fios.
- Cabelos coloridos: mais danificados e sensíveis, as madeixas coloridas precisam de um tratamento específico para recuperação do brilho e maciez. O óleo de argan é o mais indicado.
- Cabelos loiros: os fios loiros também precisam de cuidados especiais em relação à nutrição e controle do frizz, principalmente para quem possui química. invista em óleos reparadores, com vitaminas e ingredientes naturais.
- Cabelos lisos: para cabelos lisos, mais secos e que sofrem com a perda de brilho, o recomendado é o uso de óleos fortificantes, que ajudam a dar mais brilho e proporcionam proteção térmica.
- Cabelos ondulados: os cabelos ondulados precisam de um tratamento diferenciado, já que são mais pesados e sensíveis do que outros tipos de fios. Por isso, o recomendado é investir em óleos finalizadores, como o de argan.
- Cabelos cacheados: geralmente mais ressecados nas pontas, as cacheadas devem investir em óleos para umectação, como o óleo de coco, que ajudam na recuperação da oleosidade natural.
- Cabelos crespos: óleos que proporcionam maior hidratação e nutrição, além de restaurem a maciez dos fios, são indicados para os cabelos crespos.
Como usar óleo para cabelo
Existem diversas formas de usar o óleo para cabelo. Você pode usar como pré-shampoo, fazer umectação, batizar máscaras ou finalizar como de costume. A seguir, veja formas de usar e potencializar os cuidados com os óleos capilares.
Como usar óleo de rícino corretamente nos cabelos
O óleo de rícino é um poderoso aliado no crescimento capilar. No entanto, é preciso se atentar à forma correta de utilizar nos fios. O certo é espalhar uma pequena quantidade nas palmas das mãos e espalhar por toda raiz. Veja o vídeo para entender melhor.
Finalização leve apenas com óleo
Cabelos ondulados, cacheados ou crespos podem ter os fios finalizados apenas usando óleo. O resultado traz leveza, movimento e maciez. Acompanhe o vídeo para aprender a finalizar o cabelo dessa forma.
Como fazer e remover a umectação
Uma das formas mais eficazes de utilizar o óleo no cabelo é pela umectação, que nutre profundamente os fios. Se você tem dificuldade para remover o óleo, a técnica de UCPE pode te ajudar. Veja o vídeo para entender como funciona.
Óleo para cabelo caseiro
O óleo de coco já é conhecido por seus benefícios para o cabelo. Nesse vídeo, você aprende a potencializar os benefícios utilizando anis estrelado, óleo de aloe vera e óleo de alecrim. O resultado é um óleo caseiro potente para crescimento e tratamento dos fios.
O óleo para cabelo é um produto multiuso e importante para sua rotina de cuidados com os fios. Confira também mais dicas de como fazer umectação e aproveite ainda mais o óleo capilar.