Foto: iStock
Os óleos essenciais são muito usados na medicina alternativa para tratar problemas físicos ou psicológicos. Há inclusive pesquisas científicas que estão sendo feitas para comprovar a eficácia dos óleos como anti-inflamatórios no alívio das dores.
E como as inflamações crônicas muitas vezes são uma resposta do corpo a problemas como estresse e irritação, os óleos podem ser úteis também se incluídos na rotina diária, atuando de forma preventiva.
Eles podem ser usados de várias formas diferentes: inalando, na massagem, no banho, ou mesmo ingerido em cápsulas. Mas o uso não pode ser feito sem antes consultar um médico, pois, mesmo sendo benéficos, os óleos podem ter efeitos colaterais. Um profissional saberá indicar a quantidade certa, bem como a melhor maneira de usar para cada pessoa. Conheça alguns que podem ajudar a acalmar a dor.
1. Óleo de hortelã-pimenta
O óleo de hortelã-pimenta é eficaz no controle dos sintomas da síndrome do intestino irritável, que causa dor abdominal e inchaço. Também tem sido usado para dores de cabeça tensionais e dores musculares.
2. Óleo de rosa mosqueta
Contém polifenóis (antioxidantes) e antocianinas (o pigmento azul escuro de muitos alimentos e plantas), que podem ajudar a reduzir a inflamação e dor nas articulações. Pode ser uma boa opção para pessoas que não podem tomar anti-inflamatórios não-esteroides ou outros medicamentos.
Relacionadas
3. Óleo de lavanda
Muito conhecido por ajudar as pessoas com problemas de sono e ansiedade, também pode ser útil para dores de cabeça. Estudos mostraram que a inalação desse óleo essencial alivia a enxaqueca e que tem propriedades anti-inflamatórias e analgésicas.
4. Óleo de prímula
Ótimo para aliviar os sintomas da TPM ou cólicas. Também é muito usado como um tratamento para a dor nos seios e sintomas da menopausa. Embora muito estudado, ainda não há nenhuma comprovação definitiva.
5. Óleo de linhaça
O óleo de linhaça possui gorduras boas, como ácidos graxos, ômega-3 e ômega-6, o que faz com que seja benéfico para a saúde em geral devido às propriedades anti-inflamatórias que aliviam a dor. Pode melhorar os sintomas da artrite reumatoide e lúpus, mas ainda é necessário haver mais estudos sobre isso.
6. Óleo de sálvia
A sálvia é uma erva muito usada na culinária, em chás, e na aromaterapia para fins medicinais naturais. Rico em antioxidantes, esse óleo tem efeitos anti-inflamatórios. Se usado na massagem, pode reduzir a intensidade quanto a duração da cólica menstrual. Também ajuda a baixar a pressão arterial, acalmar a ansiedade e melhorar o seu humor.
7. Óleo de eucalipto
Estudos comprovaram suas propriedades analgésicas e anti-inflamatórias, o que faz com que a inalação de óleo essencial de eucalipto reduza a dor e diminua a pressão arterial. Use durante o banho.
8. Óleo de alecrim
O óleo essencial desta erva popular é um dos mais usados na aromaterapia para reduzir a dor. Estudos comprovaram que ele realmente tem propriedades analgésicas e é um tratamento auxiliar eficaz.
9. Óleo de junípero
Não é tão estudado quanto os outros, mas algumas pesquisas já descobriram que ele pode auxiliar no alívio da dor e no relaxamento, especialmente se usado junto com outro óleo essencial.
Embora os óleos essenciais não curem dores crônicas ou dores musculares, eles são um complemento natural a outros tratamentos e remédios. Eles podem ser usados para melhorar a saúde e o bem-estar em geral. Mas lembre-se sempre de consultar um médico para evitar riscos.
Mariana Bueno
Jornalista com pós-graduação em Mídias Digitais, ama viajar e escrever. Também gosta de livros, fotografia, doces, cachorros, e é mais feliz em dias de céu aberto.