Os melhores sucos para antes e depois do treino
Nutricionista cita alimentos e sucos que devem fazer parte da rotina de quem pratica atividades físicas
Atualmente, todo mundo conhece a importância da prática de atividades físicas no nosso dia a dia, não só por uma questão estética, mas principalmente por ela estar relacionada à prevenção de diversas doenças e, também, por estar intimamente ligada ao nosso bem-estar.
Algumas pessoas demoram um pouco mais para começar a se exercitar: muitas vezes, esperam a recomendação de um médico ou de outro profissional da área de saúde para isso. Outras, já se exercitam há bastante tempo, por hobby e também por reconhecerem a importância da prática de atividade física.
E não importa qual seja a atividade escolhida, o importante é fugir do sedentarismo e encontrar prazer naquilo que está praticando. E, claro, quanto mais cedo você começar, melhor!
Mas, para que os resultados da prática esportiva sejam realmente eficazes – independentemente do seu objetivo (emagrecimento, definição, fortalecimento, prevenção de doenças etc.) – é fundamental unir a atividade física a uma alimentação saudável.
Publicidade
“Com o início da prática esportiva, geralmente, vem a dúvida do que consumir antes e após o treino”, destaca a nutricionista esportiva Vanessa Lobato. Aliás, a pergunta pode vir até mesmo de uma pessoa que já exercita há bastante tempo e tem consciência de que uma alimentação saudável faz toda a diferença.
Pensando nisso, a profissional cita alguns alimentos importantes, que devem fazer parte da rotina de quem pratica atividades físicas, além da receita de seis sucos – ótima opção, especialmente para os dias quentes de verão.
Pré-treino
Vanessa Lobato explica que, para a alimentação antes do treino, o importante é priorizar o consumo de energia para a realização da atividade física. “Por isso é interessante o consumo de alimentos fontes de carboidratos, como batata, macarrão, pães e frutas”, diz.
Pensando em sucos, ela cita alguns exemplos:
Suco pré-treino 1: uma fatia de abacaxi + uma unidade de laranja pocan + lascas de gengibre.
Suco pré-treino 2: uma unidade de limão + duas fatias de melão + pimenta dedo de moça (ação termogênica).
Suco pré-treino 3: meia unidade de beterraba + meia unidade de cenoura + uma fatia de abacaxi + lascas de gengibre.
Publicidade
Pós-treino
Já para a alimentação pós-treino, explica a nutricionista esportiva, a prioridade é o consumo de proteínas que ajudarão na recuperação do tecido muscular, como peixes, frango, carnes magras, ovos, leite, iogurte, queijos.
Em relação aos sucos, a profissional cita alguns exemplos:
Suco pós-treino 1: uma tigela de sobremesa de frutas vermelhas + um pote de iogurte natural + completar com água.
Suco pós-treino 2: 300 ml de bebida de soja + uma unidade de limão + folhinhas de hortelã.
Suco pós-treino 3: uma unidade de maçã verde + alguns talos de aipo + uma colher de sopa de quinoa em flocos finos ou em pó + 200ml de bebida de soja.
Com essas dicas fica muito mais fácil unir a prática de atividades físicas a uma boa alimentação! Ambas são fundamentais para conquistar um corpo e uma vida mais saudáveis!
Tais Romanelli
Jornalista formada em 2009 (58808/SP), redatora freelancer desde 2013, totalmente adepta ao home office. Comunicativa, sempre cheia de assuntos para conversar e inspiração para escrever. Responsável no trabalho e fora dele; dedicada aos compromissos e às pessoas com quem convive; apaixonada pela família, por cachorros, pelo lar, pelo mar, por momentos de tranquilidade e também de agito.