Canva
Você sofre com oleosidade, acnes, cravos ou manchas?! Saiba que os peelings podem fazer maravilhas por você, pois esfoliam e renovam a pele, combatendo esses sinais incômodos e deixando a pele do rosto muito mais saudável e bonita! Existem peelings mais superficiais que podem ser realizados em casa, com produtos facilmente encontrados e seguros para a pele! Vamos às receitas:
1. Peeling de açúcar com azeite
O açúcar tem o poder de esfoliar e, assim, renovar as células da pele, enquanto o azeite extravirgem penetra profundamente na pele, nutrindo e regenerando até as camadas mais profundas. Esse peeling deixa a pele mais bonita, clara e ajuda até a suavizar pequenas rugas.
Ingredientes:
- 1 colher (sopa) de açúcar cristal
- 1 colher (sopa) de azeite extravirgem
Preparo e aplicação:
Publicidade
Coloque os dois ingredientes em um recipiente pequeno e misture com uma colher até formar uma pastinha homogênea. Antes do banho, aplique com leves massagens circulares sobre a pele levemente umedecida. Tome cuidado para não pressionar demais. A aplicação pode ser feita em todo rosto com atenção especial à área dos olhos, pescoço e boca, onde a pele é mais fina.
Relacionadas
Em seguida, tome o banho normalmente, sem aplicar sabonete nas regiões onde foi feita a esfoliação. Faça essa esfoliação preferencialmente à noite. Mas, se fizer durante o dia, passe imediatamente após o peeling o protetor solar.
2. Peeling caseiro de iogurte com aveia
Esse peeling ajuda a clarear a pele. A aveia em flocos finos remove as células mortas superficiais (que estão cheias de melanina), enquanto o ácido lático do iogurte estimula a renovação da pele e inibe a produção de mais melanina.
Ingredientes:
- 1 colher (sopa) de aveia em flocos finos
- 1 colher (sopa) de iogurte natural
Preparo e aplicação:
Publicidade
Num recipiente, misture os dois ingredientes. Durante o banho, após lavar o rosto com sabonete adequado, aplique o peeling com massagens circulares e suaves, principalmente nas regiões da pele com mais manchas. Faça isso por dois ou três minutos, no máximo. Em seguida, enxágue bem. Seque a pele e já aplique o protetor solar (caso tenha feito o peeling durante o dia).
3. Peeling de farelo de aveia com mamão
O farelo de aveia remove as células mortas da superfície da pele e ajuda a desobstruir os poros. O mamão potencializa o efeito esfoliante, proporcionando uma limpeza completa da pele. Já o óleo de oliva, repõe imediatamente os lipídios perdidos. O resultado é uma pele mais limpa, menos oleosa, sem acne e bonita.
Ingredientes:
- 1 colher (sopa) de farelo de aveia
- 1 colher (sopa) de mamão papaya amassado
- 1 colher (café) de óleo de oliva extravirgem
Preparo e aplicação:
Misture os ingredientes até formar uma pastinha. Após lavar o rosto com um sabonete facial, e ainda com a pele ligeiramente úmida, passe a mistura com movimentos circulares na testa, queixo, nariz e maçã do rosto (áreas mais oleosas e mais afetadas pela acne). Para finalizar, enxágue bem o rosto com água corrente.
4. Peeling caseiro de café
Muita gente nem sabe, mas este produto que praticamente todo mundo tem em casa é poderosíssimo. Para este peeling você vai usar somente a borra de café (isso mesmo, aquilo que sobra no filtro quando você faz o café!), que é um milagroso remédio para diminuir manchas, ajudar na regeneração da pele e ativar a circulação.
Publicidade
Ingredientes:
- Borra de café (o quanto baste para passar no rosto)
Preparo e aplicação:
Lave o rosto com um sabonete facial e água morna para abrir os poros. Pegue um punhado da borra de café e passe com movimentos circulares no rosto todo, tomando cuidado com a área dos olhos. Deixe o peeling no rosto por no máximo um minuto. Depois, é só enxaguar com água corrente ou limpar com um algodão com água.
5. Peeling caseiro de mel e açúcar
Este é um ótimo peeling para diminuir cravos e espinhas e ajudar a diminuir a oleosidade do rosto. Você precisará de mel – que é bactericida e antifúngico, ajudando no controle de cravos e espinhas – e de açúcar, que atua na esfoliação.
Ingredientes:
- 1 colher (sopa) de açúcar
- 2 colheres (sopa) de mel
Preparo e aplicação:
Lave o rosto com sabonete facial e água morna. Em um pote, misture os dois ingredientes, fazendo uma pastinha. Aplique na face com movimentos circulares, especialmente onde há mais cravos e espinhas. Evite passar nas áreas mais sensíveis, como a região da boca e dos olhos. Enxágue bem com água corrente.
Esse peeling pode ser feito uma vez na semana ou, no máximo, duas vezes na semana para quem tem a pele mais oleosa.
6. Peeling de maracujá
Esta fruta é rica em vitamina A e, quando utilizada em produtos de beleza, ajuda a acalmar a pele e devolver sua maciez. Esse peeling ajuda a combater as rugas, deixando a pele mais jovem e bonita, e ainda diminui a irritação e a vermelhidão da pele. A receita deve ser usada uma ou duas vezes na semana.
Ingredientes:
- 1 maracujá
Preparo e aplicação:
Em uma vasilha, retire toda a polpa do maracujá com as sementes. Espalhe a fruta no rosto e aguarde de dois a três minutos. Em seguida, lave com água corrente. Para dias de calor, a dica é usar um maracujá gelado na receita para dar sensação de frescor à pele.
7. Peeling caseiro com óleo de coco
Este peeling possui efeito rejuvenescedor e deixa a pele muito mais sedosa e bonita, pois utiliza ingredientes ricos em antioxidantes. O açúcar, por vez, faz a esfoliação.
Ingredientes:
- 1 colher (sobremesa) de mel
- 1 colher (sobremesa) de óleo de coco
- 1 colher (sobremesa) de açúcar
Preparo e aplicação:
Junte os ingredientes e misture bem. Aplique no rosto fazendo uma massagem em movimentos circulares e deixe por cinco minutos no rosto. Depois, lave com água corrente e sabonete facial neutro.
Agora você já sabe que dá para conquistar efeitos incríveis com peelings caseiros! Mas, lembre-se que os tratamentos caseiros não oferecem resultado imediato, por isso, é importante seguir uma rotina de cuidados e ter paciência. Se você ama cuidados caseiros, confira as receitas de máscara de café para uma esfoliação completa.
Tais Romanelli
Jornalista formada em 2009 (58808/SP), redatora freelancer desde 2013, totalmente adepta ao home office. Comunicativa, sempre cheia de assuntos para conversar e inspiração para escrever. Responsável no trabalho e fora dele; dedicada aos compromissos e às pessoas com quem convive; apaixonada pela família, por cachorros, pelo lar, pelo mar, por momentos de tranquilidade e também de agito.