Canva
O peeling de diamante é um procedimento estético indolor e pouco agressivo que promove uma esfoliação superficial na pele, retirando as células mortas. Entre seus maiores benefícios, estão aumento da produção de colágeno e elastina, clareamento de manchas e combate à oleosidade. Nesta matéria, a dermatologista Luciane Faleiros Lombello responde às principais dúvidas sobre o tratamento. Confira!
O que é o peeling de diamante?
Segundo Luciane Faleiros, o peeling de diamante é um tratamento estético que esfolia a pele, removendo as células mortas da camada mais superficial e estimulando a produção de colágeno e elastina. “Graças a essa esfoliação, o procedimento traz diversos benefícios para a pele. Entre eles, o aumento da capacidade de absorção dos ativos presentes em cremes, máscaras e séruns”, explica a dermatologista.
Apesar de ser um procedimento mais comum no rosto, o peeling de diamante também pode ser feito em outras regiões do corpo, como pescoço, mãos e colo. Ele também é indicado para quem deseja combater manchas superficiais, tratar poros dilatados, combater a oleosidade e atenuar estrias.
Uma de suas maiores vantagens em relação a outros tipos de peeling é que, por ser menos agressivo e não doer, quase não possui contraindicações, podendo ser realizado em qualquer tipo de pele. Além disso, pode ser feito em qualquer época do ano, apesar de ser mais recomendado no outono e no inverno, quando as temperaturas estão mais amenas.
7 benefícios do peeling de diamante
Além de estimular a produção de colágeno e elastina, o peeling de diamante traz uma série de benefícios incríveis para a pele do rosto. Abaixo, a dermatologista Luciane Faleiros listou 7 dos principais deles. Confira!
Relacionadas
- Uniformiza a pele;
- Clareia manchas superficiais;
- Aumenta a absorção de ativos de tratamento;
- Diminui a oleosidade da pele;
- Atenua discretamente as cicatrizes da acne;
- Suaviza rugas finas progressivamente;
- Desobstrui os poros.
Agora que você já sabe os principais benefícios do procedimento, que tal entender melhor como ele funciona? A seguir, a especialista explica tudo sobre o funcionamento do peeling de diamante. Confira!
Como funciona o peeling de diamante
Segundo Luciane Faleiros Lombello, o procedimento é tranquilo e indolor. “Ele é feito logo após a limpeza de pele. Em seguida, usamos um aparelho a vácuo que possui uma caneta acoplada. Esse vácuo cria uma abrasão na pele, promovendo uma esfoliação controlada, de superficial a profunda, aumentando o aporte de oxigênio e nutrientes no local”.
A sessão dura entre 20 e 30 minutos, podendo ser realizada novamente em um intervalo de 15 a 30 dias. Em regra, os aparelhos mais usados para fazer o procedimento são Dermotonus Slim Ibramed, Dermotonus Esthetic e Dermovácuo Medical San. Contudo, é importante salientar que os aparelhos utilizados no peeling de diamante ou em qualquer outro procedimento estético precisam ser aprovados pela Anvisa para um melhor resultado e segurança da paciente.
Contraindicações do procedimento
Apesar de ser um procedimento estético seguro, o peeling de diamante possui algumas contraindicações. Confira, a seguir, as principais delas.
Publicidade
- Acne ativa ou qualquer outra lesão infecciosa na face;
- Pele muito sensível.
No caso da primeira condição, o procedimento é contraindicado para todos os tipos de acnes, desde que elas estejam ativas. Isso porque o peeling pode agravar essas lesões, sendo necessário esperar a cicatrização para que o tratamento possa ser aplicado.
Peeling de diamante X outros tipos de peeling
Assim como o de diamante, existem vários outros tipos de peeling no mercado. O peeling químico e o de cristal são alguns dos mais populares. Apesar de apresentarem resultados semelhantes ao de diamante, eles possuem algumas diferenças entre si.
A dermatologista explica que a principal delas está nos produtos utilizados para fazer o procedimento. “Enquanto o peeling de diamante é feito com um aparelho de dermoabrasão para remover células mortas através de uma esfoliação mecânica da pele, no químico, utilizamos diversos tipos de ácidos, conforme a necessidade da pele e a profundidade que desejamos atingir”.
Quanto ao peeling de cristal, outro procedimento muito conhecido, a divergência está principalmente no tipo de vácuo utilizado. “A diferença entre o peeling de cristal e o de diamante é que, no de cristal, além do aparelho criar um vácuo para esfoliação, ele lança na pele óxido de alumínio (cristais) para fazer a esfoliação. O resultado é similar com mecanismos de ação diferentes”, destaca Luciane Faleiros.
Além disso, outra diferença entre o peeling quimíco e o de diamante é que, no primeiro, a paciente não pode voltar imediatamente às atividades cotidianas, como trabalhar. Enquanto isso, no segundo, é possível retornar à rotina logo após o tratamento.
“Os procedimentos têm indicações diferentes. Peelings químicos tratam de forma mais profunda. Já o peeling diamantado trata superficialmente, por isso você pode voltar às atividades assim que acaba o procedimento. Apesar de distintos, eles podem ser até associados”, finaliza a especialista.
Cuidados essenciais pré e pós-peeling de diamante
Assim como em qualquer tratamento estético realizado no rosto, o sucesso do peeling de diamante também depende muito dos cuidados antes e depois do procedimento. Confira abaixo as principais dicas para você cuidar do seu rosto:
Publicidade
- Suspenda a utilização de ácidos pelo menos 2 dias antes do procedimento, pois eles sensibilizam a pele;
- Após o procedimento, use filtro solar com fator 50 ou superior, de preferência com tonalizante;
- Lave o rosto com sabonete neutro;
- Use cosméticos indicados pela sua dermatologista;
- Após o procedimento, não use maquiagem por 48h pelo menos.
Tomando todos esses cuidados, é possível manter a pele bonita por mais tempo e ainda potencializar os efeitos do tratamento. Não se esqueça de consultar sua dermatologista e seguir à risca todas as recomendações. Confira, em seguida, as principais dúvidas sobre peeling de diamante respondidas pela médica especialista.
11 dúvidas sobre o peeling de diamante respondidas pela dermatologista
O peeling de diamante é a mesma coisa que limpeza de pele?
Luciane Faleiros (LF): Não, são dois procedimentos diferentes, mas que podem ser associados. A limpeza de pele atua na remoção de impurezas, como cravos e acne. Já o peeling de diamante promove uma esfoliação, removendo células mortas da camada mais superficial da derme. Apesar de serem diferentes, eles podem ser associados. Assim, na mesma sessão, após a limpeza de pele, pode-se realizar o peeling.
O peeling de diamante retira cravos?
LF: O peeling de diamante não retira cravos. A sua principal função é retirar as células mortas da pele. Caso a paciente queira extrair cravos, o ideal é realizar uma limpeza de pele antes do peeling.
O peeling de diamante escama a pele?
LF: O peeling de diamante pode, sim, descamar a pele e inclusive provocar um pouco de vermelhidão. Tudo depende da ponteira utilizada no procedimento.
Quanto tempo leva para observar o resultado?
LF: Aproximadamente 15 dias após a realização do procedimento, você já consegue perceber a pele mais uniforme, iluminada e macia.
Quanto tempo dura o efeito do peeling de diamante?
LF: O efeito de peeling de diamante pode durar até 3 meses, desde que a paciente cuide da pele diariamente usando protetor solar, limpando o rosto com sabonete adequado e mantendo uma rotina de skincare indicada pela dermatologista.
O procedimento tira mancha de melasma?
LF: Não, o peeling de diamante é mais indicado para manchas superficiais. Porém, pode ser associado ao tratamento do melasma, pois favorece a absorção dos produtos de clareamento, potencializando os resultados.
Depois de quanto tempo pode tomar sol?
LF: Depende da orientação da sua dermatologista. Eu costumo recomendar o banho de sol após 15 dias do procedimento, com uso de filtro solar com fator de proteção de, no mínimo, 50.
Pode usar maquiagem após o procedimento?
LF: O recomendado é que se espere 48 horas após o peeling para usar maquiagem, que é o período em que pode ocorrer alguma sensibilidade da pele ou descamação. O ideal, nesse período, é somente lavar a pele com sabonete indicado pela dermato e manter a hidratação.
O peeling de diamante funciona para estrias e celulites?
LF: Somente para estrias recentes. Realiza-se o peeling sobre as estrias vermelhas e aplica-se ativos clareadeares, como o ácido glicólico.
Quanto custa em média cada sessão?
LF: Em média, cada sessão pode custar a partir de R$ 170. Contudo, o valor varia conforme a especialização da profissional, a clínica e o aparelho utilizado.
Quantas sessões são necessárias?
LF: A quantidade de sessões depende do objetivo do tratamento, da patologia a ser tratada e também do estado da pele da cliente. Portanto, é muito importante consultar a sua dermatologista para que ela indique a quantidade exata de sessões.
Enfim, o peeling de diamante é uma alternativa de tratamento estético indolor e menos agressivo que outros tipos de peeling, como o quimíco e o de cristal. Assim como esses, ele também traz vários benefícios e pode ser realizado em todos os tipos de pele. E se você não sabe qual procedimento escolher, confira qual é o peeling ideal para sua pele. Não se esqueça de consultar uma dermatologista de confiança!
Anna Karina Faria Pires
Sou a Karina Faria, redatora SEO há 5 anos. Amo escrever sobre moda, beleza, viagens e comportamento. Minha missão é inspirar as pessoas através da escrita!