Foto: iStock
Ninguém (ou quase ninguém em sã consciência pelo menos) começa um relacionamento pensando em terminá-lo. Porém, com o tempo, às vezes percebemos que a outra pessoa não era exatamente aquilo que pensávamos.
Além disso, é normal que, conforme amadurecem e passam por novas experiências, as pessoas mudem suas opiniões e valores, de forma que um antigo relacionamento pode se tornar inadequado à sua nova visão de mundo.
Mesmo assim, tomar a decisão de terminar pode ser muito difícil, seja porque ainda existem sentimentos, porque você não quer que a outra pessoa sofra ou simplesmente porque você não gostaria de ficar sozinha.
Se você está nessa situação e não consegue chegar a uma conclusão, sugerimos que você leia as perguntas abaixo e tente respondê-las da forma mais sincera possível, pois elas podem te ajudar a refletir melhor sobre o que você realmente deseja:
- Meu parceiro ou minha parceira me critica, me desvaloriza ou falta com respeito comigo com frequência?
- Meu parceiro ou minha parceira me liga ou manda mensagens o tempo todo para me monitorar ou chega a ir até minha casa ou trabalho para saber se realmente estou lá?
- Estou me sentindo insegura, intimidada ou ameaçada nesse relacionamento?
- Meu parceiro despreza meu jeito de ser, meu trabalho, meus amigos ou minha família?
- Ele ou ela é capaz de assumir a responsabilidade por seus erros ou sempre coloca a culpa em outra pessoa ou acontecimento?
- Eu expus claramente minhas expectativas ou apenas assumi que meu parceiro deveria percebê-las sozinho?
- Esse relacionamento está ajudando os dois a crescer de alguma forma?
- Meu parceiro ou minha parceira é uma pessoa financeiramente responsável?
- Meu parceiro e eu temos valores parecidos e objetivos compatíveis com uma vida juntos no futuro?
- Estou muito brava por alguma coisa que ele fez e só quero dar um susto nele ou realmente quero terminar?
- O que estou deixando de viver por estar em um relacionamento?
- Um rompimento seria melhor para a minha vida? E para a vida da outra pessoa?
- Estou pronta para romper de verdade ou já sei que vou terminar e voltar daqui a algum tempo?
- Estou apaixonada por outra pessoa e tenho certeza sobre esse sentimento?
- Vou me sentir melhor comigo mesma se decidir terminar a relação?
Por que é tão difícil terminar?
Para pessoas casadas e com filhos, um rompimento se torna muito difícil por razões óbvias como o bem-estar das crianças, compromissos financeiros em comum e decisões como o que fazer com a casa onde moram.
Porém, um término é complicado mesmo para quem está apenas na fase de namoro e não tem tantas responsabilidades compartilhadas. Isso acontece porque os sentimentos podem ser conflitantes (você está insatisfeita, mas ainda gosta da pessoa), porque é mais fácil continuar ao lado de uma pessoa que você já conhece e porque não queremos perder todo o “investimento” que fizemos nessa relação.
O fim de um namoro ou casamento representa uma perda tanto da pessoa com quem você estava quanto do funcionamento dessa relação, e é inevitável viver um período de luto até assimilar as mudanças – mesmo quando você não vê a hora de se ver livre.
Porém, diferente de uma morte real, quando não existe mais o que fazer, um término ainda pode deixar portas abertas, as quais funcionam como armadilhas que dificultam ainda mais a decisão de colocar um fim na relação.
Se você se identifica com essa situação e não consegue sair dela, pode ser interessante conversar com uma amiga próxima, pessoas mais experientes ou mesmo procurar ajuda profissional para que você consiga enxergar melhor o que deseja para a sua vida. Lembre-se de que os relacionamentos devem contribuir para a nossa felicidade, mas não podem substituí-la.
Raquel Praconi Pinzon
Formada em Letras na Universidade Federal do Paraná e MBA em Business Intelligence pela Universidade Positivo.