Bem-estar

Por que as mulheres gemem durante o sexo?

Canva

Psicóloga

Atualizado em 14.11.23
push pixel

Por que as mulheres gemem durante o sexo? É curioso como essa pergunta está sempre ligada ao feminino. A questão é transpassada por aspectos sociais e culturais, especialmente quando falamos em pornografia. Uma pesquisa realizada por Gayle Brewer, da Universidade de Lancashire, e Colin Hendrie, da Universidade de Leeds, constatou que cerca de 66% das mulheres usam os gemidos para acelerar o orgasmo do parceiro.

A pesquisa também mostra que a “vocalização copulatória” é usada conscientemente para aumentar a autoestima do parceiro ou para aliviar o tédio, a fadiga e a dor durante o ato. Observe, até os gemidos, que são características muito primitivas da nossa sexualidade, com o tempo, foram convertidos em instrumento de satisfação para o prazer masculino.

A origem das coisas: os gemidos não estão relacionados ao sexo biológico

Se observarmos as cópulas dos animais, perceberemos os gemidos – tanto para os machos quanto para as fêmeas. Eles são uma expressão involuntária de prazer. Também estão presentes em outros contextos, inclusive na vida dos bebês. Desprovidos ainda da capacidade de falar, emitimos gemidos para expressão dor, felicidade, cansaço e satisfação (ou você nunca viu um bebezinho gemendo enquanto mama?).

Os gemidos não estão relacionados apenas com sexo, mas, sim, com qualquer atividade que satisfaça uma necessidade humana e alivie desconfortos. Lembra quando você usou por muito tempo um salto alto ou uma roupa apertada? Aposto que, ao chegar em casa e se livrar do objeto desconfortável, você emitiu um gemido de prazer! Pois bem: às vezes, não temos palavras para expressar o quanto algo foi libertador e satisfatório, por isso, emitimos sons, tal qual os bebezinhos que satisfazem a fome.

Em um dia estressante, passamos por situações-limite que nos fazem gritar de raiva. O grito é tão espontânea que não conseguimos controlar. Se o prazer sexual é tão humano quanto a satisfação da fome ou a expressão da raiva, então, o gemido é a expressão comum que sustenta essas experiências para além das palavras.

Publicidade

Então, por que as mulheres gemem mais que os homens?

Sugiro outro questionamento: será que as mulheres gemem mais que os homens ou são eles que se seguram mais para não emitir gemidos? Culturalmente, os garotos crescem ouvindo que “homem não chora” e que expressar sentimento “é coisa de mulherzinha”. Os choros e gemidos reprimidos, muitas vezes, dão lugar à agressividade.

No nosso contexto cultural, somente os “urros” nas torcidas de futebol, nas lutas corporais ou na briga de trânsito são “coisa de homem”. Pensando nisso, é possível perceber que todo ser humano, independentemente do gênero, geme! Então, se houvesse menos machismo em torno das relações sexuais, pode ser que os homens gemessem tanto quanto as mulheres.

Concluindo, se pudéssemos liberar nossas tensões e satisfações por meio de um gemido, sem preconceitos, não questionaríamos sobre o motivo de as mulheres gemerem mais durante o sexo. Essa é uma resposta humana às experiências da vida! Então, que tal se entregar a elas sem tabus?! A experimentação é a melhor aliada do tesão.

Psicanalista e Palestrante, graduada em Psicologia e em Letras, com Mestrado e Doutorado em Linguística e Pós-Graduada em Sexualidade Humana. Dedica sua carreira ao desenvolvimento de mulheres líderes no trabalho, nos relacionamentos e na vida. É autora do livro "A linguagem da loucura" e empresária, ama comunicação, esportes, viagens e celebrações.