Foto: iStock
Há quem faça as dietas mais malucas, pratique exercícios, se prive do consumo de alguns alimentos e, mesmo assim, não consiga perder peso. A situação é comum e pode ter algumas causas simples.
De acordo com a nutricionista funcional Fernanda Scheer, existem vários fatores que podem atrapalhar o progresso em um processo de emagrecimento. Se você está tentando, mas não vê grandes resultados, pode estar cometendo algum dos erros abaixo.
Veja a lista elaborada pela nutricionista e entenda como cada item pode estar te prejudicando:
1. Você come, mas não se nutre
A nutricionista explica que comer e se nutrir são coisas completamente diferentes. Uma pessoa pode comer bastante, mas fazer escolhas pobres nutricionalmente, como alimentos light/diet e outros, que suas células vão permanecer famintas, como se estivessem “pedindo” por nutrientes de qualidade.
Publicidade
2. Você foca só no treino aeróbio
Escolher uma atividade física mais intensa, como a musculação, pode ajudar no processo de emagrecimento. Um treino de força faz a massa magra aumentar e, consequentemente, seu metabolismo irá ficar mais acelerado. Outra dica é variar as atividades, fazendo sempre algo diferente, para que o corpo tenha diferentes estímulos.
Relacionadas
3. Você dorme mal
Sim, o sono influencia no emagrecimento. Isso acontece porque dormir mal afeta alguns hormônios que controlam a sensação de fome e saciedade, além de elevarem o cortisol, deixando o dia mais tenso e te fazendo comer mais. A dica é apagar as luzes, tirar os aparelhos eletrônicos de perto e ir se acostumando a dormir mais cedo. Meditar também pode ajudar, assim como tomar chás de camomila ou mulungu.
4. Você tem medo de gorduras boas
A importância das gorduras boas para a saúde e o controle do peso já é um consenso mundial, mas muita gente ainda tem receio de consumi-las. Itens como castanhas, abacate, azeite, óleo de coco, quando ingeridos de forma equilibrada, geram saciedade, energia e equilíbrio hormonal.
Publicidade
5. Você continua fazendo dieta
A nutricionista é taxativa ao dizer que dietas não funcionam! Segundo ela, é como tomar remédio para emagrecer: o resultado aparece enquanto você está no processo, mas, depois, gera efeito rebote, ou seja, a pessoa volta a engordar. O mais importante é fazer uma reeducação alimentar.
Todas essas dicas da profissional são importantes para quem pretende mudar o estilo de vida e, assim, passar a se alimentar de forma inteligente, garantindo a saúde e, consequentemente, conseguindo perder mais peso. Antes de começar as mudanças, é necessário consultar um nutricionista, que saberá definir a estratégia ideal para o seu caso.
Mariana Bueno
Jornalista com pós-graduação em Mídias Digitais, ama viajar e escrever. Também gosta de livros, fotografia, doces, cachorros, e é mais feliz em dias de céu aberto.