8 posições de Yoga para aliviar a dor ciática de forma instantânea
Você quase morre de dor para entrar e sair do carro? Veja como se livrar da dor ciática executando posições de Yoga
Se você trabalha em escritório ou passa muito tempo sentada, você é uma candidata a apresentar dores no nervo ciático.
Essas dores costumam ter início em somente um lado da lombar e podem descer pela parte de trás da coxa, podendo chegar até o pé. A dor pode ser contínua ou durar algumas semanas.
Essa dor surge quando o nervo, que nasce na espinha, passa pela nádega e desce pela parte posterior da perna, é pressionado ou quando há uma diminuição da circulação na região.
Geralmente, a dor ciática causa muito desconforto quando a pessoa faz os movimentos de sentar e levantar e piora quando o paciente fica sentado, pois o nervo é ainda mais comprimido.
Publicidade
Um dos melhores tratamentos não medicamentosos para aliviar a dor ciática é a prática de yoga, que é capaz de aliviar o desconforto imediatamente. Conheça as 8 posições mais indicadas:
Relacionadas
1. Dandasana
A posição Dandasana alonga as pernas, promovendo uma melhor circulação do sangue e liberando a pressão na área ciática.
Não se esqueça de flexionar os pés e distribuir o peso igualmente entre as nádegas. Mantenha a coluna ereta e as palmas das mãos no chão.
2. Rajakapotasana
A dor ciática acontece quando um músculo do bumbum pressiona o nervo ciático ao mesmo tempo em que o empurra contra o tendão.
Publicidade
A posição Rajakapotasana é capaz de aliviar a dor porque ela promove o alongamento desse músculo, aliviando a pressão que estava sobre ele.
3. Ardha Matsyendrasana
A posição Ardha Matsyendrasana consiste em uma torção no corpo, o qual flexiona os quadris e a lombar, promovendo o relaxamento da região. A circulação melhora, e a dona é aliviada.
4. Salabhasana
Essa posição alonga a lombar e melhora a circulação na região dos quadris. Novamente, a dor é aliviada devido à diminuição da pressão sofrida pelo nervo ciático.
5. Setu Bandhasana
Se você estiver sem tempo, opte por esta posição. Ela faz o alongamento da lombar e dos grandes músculos das nádegas, melhorando a flexibilidade e a mobilidade das áreas afetadas pela dor ciática, que costumam ficar muito contraídas.
6. Supta Padangusthasana
Essa posição ajuda a circula a alongar os músculos das nádegas, das coxas e das panturrilhas, além de melhorar a circulação sanguínea do torso.
7. Salamba Sarvangasana
Essa posição faz com que haja um fluxo aumentado de sangue e oxigênio para a região ciática, fazendo com que a dor se dissipe. A Salamba Sarvangasana ainda relaxa os músculos da região das nádegas.
8. Bhujangasana
A Bhujangasana, ou posição da cobra, é uma posição básica porém bastante eficiente. Ela proporciona um alongamento à região lombar e à espinha, aliviando a dor ciática causada por hérnia de disco.
A dor ciática pode ter uma série de origens além da posição em que ficamos por várias horas e da hérnia de disco, como espondilite, estenose espinhal, lesão na região lombar, fratura ou rachadura nos discos da coluna ou mesmo uma doença degenerativa. Por isso, se você sofre com dores no nervo ciático, não deixe de consultar um médico.
Raquel Praconi Pinzon
Formada em Letras na Universidade Federal do Paraná e MBA em Business Intelligence pela Universidade Positivo.