Moda e Beleza

Queratina líquida atua na reconstrução dos fios danificados

Canva

Atualizado em 01.03.23

Os produtos fortalecedores e restauradores são importantes para o tratamento capilar. Entre eles, a queratina líquida pode ser usada em todos os tipos de cabelos e oferece muitos benefícios para os fios. Entretanto, você sabe como usá-la corretamente? A cabeleireira e Hair Stylist Rosângela Castanho fala sobre o assunto e ensina um passo a passo muito fácil. Acompanhe!

O que é a queratina líquida?

Segundo Rosângela Castanho, a queratina líquida “é uma proteína que reconstrói noventa por cento dos cabelos danificados. Ela serve para repor a massa capilar dos fios, devolvendo força, elasticidade, nutrientes, proteínas e brilho. Além disso, é antifrizz”. A cabeleireira recomenda aplicar o produto após descolorações globais, mechas e colorações, ou seja, pós-químicas capilares.

5 benefícios da queratina líquida para cuidar dos fios

Canva

Antes de usar qualquer produto no cabelo, é preciso saber se ele se encaixa nas suas necessidades. A profissional comentou 5 benefícios da queratina líquida. Após conhecê-los, você perceberá que esse cosmético é um item curinga:

Publicidade

  • Cauteriza os fios;
  • Repõe a massa capilar;
  • Deixa os fios mais rígidos;
  • Reconstrói os fios;
  • Reduz o frizz.

Castanho também comentou que a queratina líquida pode ser passada em qualquer tipo de fio. Então, cabelos lisos, cacheados e crespos são beneficiados com o uso do produto.

Como usar a queratina líquida nas suas madeixas

Muitos produtos para cabelo trazem em suas embalagens as instruções de uso. Entretanto, Rosângela Castanho simplificou tudo com um passo a passo bem fácil de seguir em casa. Veja abaixo:

  • Lave os cabelos com shampoo antirresíduo;
  • Tire o excesso de água dos fios;
  • Enluve o comprimento e as pontas dos cabelos com a queratina líquida pura ou misturada em creme hidratante;
  • Deixe agir de 10 a 15 minutos e enxágue;
  • Finalize com condicionador e creme para pentear;
  • Se desejar, faça a cauterização.

Não tem segredo! O tratamento é superfácil e rápido. Basta seguir o passo a passo certinho para evitar o efeito rebote. Os resultados podem ser potencializados com a cauterização. A seguir, Rosângela Castanho explica o procedimento.

Cauterização capilar com queratina líquida

Canva

A cauterização inclui o uso do secador de cabelo para fixar o produto e ajudar a tratar os fios danificados. Segundo a cabeleireira, “você deve passar o produto puro no cabelo, usar o secador para aquecer os fios e colocar uma touca de plástico. Então, deixe agir de 15 a 20 minutos. Dê mais uma aquecida com o secador. Espere mais 5 minutos e enxágue abundantemente. Por fim, é só finalizar como desejar”.

O objetivo da cauterização ou queratinização é devolver os nutrientes e restaurar os cabelos superdanificados. Então, aposte na técnica principalmente quando notar os fios elásticos e quebradiços. No entanto, o uso excessivo pode provocar o efeito rebote.

Dúvidas sobre queratina capilar respondidas pela cabeleireira

Dicas de Mulher – Pode dormir com queratina no cabelo?

Publicidade

Rosângela Castanho– não pode. A queratina líquida tem um tempo certo para agir nos fios, entre 10 e 15 minutos. Se deixar o produto por mais tempo, pode acontecer o efeito rebote. Os fios ficarão mais rígidos e quebradiços. A única exceção é se o produto for sem enxágue.

Pode deixar no cabelo e escovar?

Não pode. É o mesmo caso da pergunta anterior. Como já dito, o produto tem um tempo certo de agir, entre 10, 15 e no máximo 20 minutos. A queratina é para dar rigidez e força ao cabelo. Então, se ficar por muito tempo, ela vai danificar os fios. Só é permitido escovar se você for cauterizar (e deve enxaguar depois) ou se o produto for sem enxágue.

Pode ser usada em qualquer tipo de cabelo?

Sim, pode ser usada em qualquer tipo de cabelo. Entretanto, é mais específica para os cabelos danificados pós-química. Esses exigem mais o uso da queratina devido à quebra, porosidade, ressecamento e elasticidade.

Quantas vezes por mês pode usar?

Depende do estado do fio. A queratina pode ser usada a cada 15 dias quando o cabelo está mais danificado, 1 vez por mês quando parcialmente danificado e a cada 2 meses e meio quando saudável.

Assim, com o aval da cabeleireira, é possível afirmar que a queratina líquida é bem-vinda aos fios. No entanto, ela precisa ser usada corretamente, sem passar o tempo máximo recomendado.

Publicidade

As melhores queratinas líquidas indicadas pelas blogueiras

Se você notou que seu cabelo está precisando de nutrientes, que tal testar os benefícios da queratina líquida? Abaixo, confira as melhores sugestões recomendadas pelas blogueiras e influenciadoras:

1. Queratina Líquida para Reparação Niely Gold – $

queratina líquida

Dicas de Mulher

Com foco em reconstruir e fortalecer os fios, devolvendo a maciez, a queratina líquida da Niely Gold tem proteínas de origem vegetal e não contém parabenos. Ela age em poucos minutos e não precisa de enxágue.

“O legal dessa queratina é que você não precisa selar o produto com a prancha. Eu gosto dela por causa disso, porque ela é bem fácil de usar”. – Pabline Torrecilla

2. Queratina Líquida Keramax Skafe  – $$

queratina líquida

Dicas de Mulher

Com a função de repor nutrientes, reparar e dar resistência aos fios, a queratina Keramax Skafe atua rapidamente e conta com proteção termoativada. Ela precisa de enxágue após a aplicação. Além disso, recomenda-se deixar os fios secarem naturalmente antes de fazer a escova e chapinha.

“Os fios estão muito macios, cabelo soltinho, com brilho, que é o objetivo mesmo da restauração, deu uma amenizada também no frizz”. – Bianca Araújo

3. Queratina Líquida Pro-K Prohall – $$

queratina líquida

Dicas de Mulher

Além de repor proteínas e nutrientes perdidos por fatores externos e pelas químicas, a queratina da Prohall reconstrói os fios, dá brilho, resistência e ainda hidrata. Ela cria uma camada protetora, pois contém óleo de coco entre seus componentes. Por fim, é indicada para todos os tipos de cabelo.

“Ela é levemente esbranquiçada. A fragrância do produto é bem tranquila, nenhum cheiro característico, e é livre de petrolatos”. – Carla Guimarães

4. Queratina Líquida Sfera Nazca – $$$

queratina líquida

Dicas de Mulher

A fórmula exclusiva da Sfera da Nazca inclui a queratina 3D, por isso, libera o produto gradualmente e garante a restauração dos fios. Além disso, tem proteínas biofuncionais e não precisa de enxágue após a aplicação.

“Passei o secador e o cabelo ficou com um aspecto duro. Por isso, é importante passar a chapinha, porque ela ativa melhor a queratina. Eu gostei do resultado, o cabelo ficou bem macio”. – Luana Bergamo

5. Queratina Líquida Siàge Eudora – $$$

queratina líquida

Dicas de Mulher

Sua fórmula elimina os danos mais intensos e, no caso de cabelos bastante danificados, o produto pode ser usado diariamente. É vegano, cruelty-free, com óleo de argan em sua composição. É sem enxágue e permite tratamentos com e sem secador.

“Ela não é transparente, é bem branquinha e tem um aspecto bem leitoso. O meu cabelo ficou bastante macio e maleável. Ele ficou mais resistente já na primeira aplicação da queratina”. – Andressa Chaves

Como você acompanhou, a queratina líquida é muito benéfica para os fios. Escolha o produto que melhor se encaixe nas necessidades do seu cabelo e no seu dia a dia. Agora, que tal dar uma espiada na matéria sobre óleo para cabelos ressecados?

Escritora com 8 livros publicados e apresentadora de um programa de rádio sobre literatura nacional, o Capivaras Leitoras. Ama ler, viajar e passar um tempo com a Buffy, sua cachorrinha vira-lata.