8 razões para você começar a praticar pole dance
Mais do que executar movimentos sensuais no ar, você vai ganhar autoestima e fortalecer o corpo todo
Há alguns anos, o pole dance se tornou uma febre nas academias espalhadas por todo o país. E não é à toa: por trabalhar todo o corpo, essa atividade é um dos exercícios mais completos que existem.
Se no começo o pole dance era associado apenas à sensualidade, essa imagem já está um pouco ultrapassada. É claro que os movimentos ainda evocam uma atmosfera sensual, mas o pole dance também é sinônimo de fortalecimento muscular e emagrecimento.
Além do trabalho corporal, essa dança aérea que mistura movimentos da ioga e da ginástica contribui para o nosso bem-estar psicológico, favorecendo a nossa autoestima.
Se você ainda está em dúvida se deve ou não dar uma chance ao pole dance, conheça 8 razões para querer subir na barra hoje mesmo!
Publicidade
1. Todo mundo pode praticar
Esqueça aquela imagem de uma dançarina de pole dance toda sexy e com um corpão de dar inveja. Quer dizer, essas dançarinas realmente existem, mas o pole dance não é apenas para elas. Baixinhas, magrinhas, gordinhas – todas podem praticar.
Relacionadas
Ao iniciar a prática dessa atividade, seu instrutor vai primeiro trabalhar seu corpo para que ele ganhe força e experiência, fortalecendo principalmente braços, abdômen e pernas. É somente a partir disso que você vai fazer movimentos mais acrobáticos, portanto você não precisa se intimidar se você não faz o estilo fitness.
2. Flexibilidade de bailarina
Conforme a praticante avança no pole dance, mais acrobáticos vão ficando os movimentos, o que significa mais giros e uma amplitude maior de pernas e braços.
Por causa disso, as aulas são repletas de atividades que estimulam o alongamento e a flexibilidade, muitas vezes lembrando as posições da ioga.
Publicidade
3. Adeus, balancinho do “tchau”
O pole dance é considerado uma atividade completa por fortalecer todos os músculos do corpo, mas há dois grupos musculares que são privilegiados por essa atividade, ambos localizados nos membros superiores.
Um deles é o bíceps, que se localiza próximo ao ombro e é o músculo mais visível no braço. O outro é o tríceps, o popular “músculo do tchau”. Como os exercícios do pole dance exigem muito desses grupos, eles se fortalecem e ficam bem mais definidos.
4. Conquiste a tão sonhada barriga chapada
Além de fortalecer e definir os músculos dos membros superiores, o pole dance também trabalha os músculos abdominais, incluindo pelo menos quatro tipos diferentes de músculos dessa região.
O fortalecimento já começa no fato de que, para se equilibrar na barra, é preciso estar com o abdômen contraído – do contrário, a dançarina não consegue se sustentar no ar. Além disso, as aulas contam com exercícios específicos para o fortalecimento desse grupo muscular, pois os movimentos mais avançados dependem do trabalho dessa região.
5. Queime até 700 calorias por aula
Para quem busca uma atividade física focada no emagrecimento, o pole dance é uma excelente alternativa. Dependendo da intensidade dos exercícios, é possível queimar entre 400 a 700 calorias por hora de aula.
Publicidade
Isso acontece porque os movimentos do pole dance usam o peso do próprio corpo da dançarina, queimando calorias e fortalecendo os músculos ao mesmo tempo.
6. Ganho de coordenação motora
Se você é daquelas pessoas que acham que não podem praticar uma atividade complexa por não ter muita coordenação motora, saiba que o pole dance é para você. Sim, vai ser difícil no começo, mas este é um exercício que engloba movimentos de dança, ioga e ginástica, contribuindo muito para o desenvolvimento da coordenação.
Sem nem perceber, você vai saber automaticamente quando é hora de trocar as mãos de posição ao mesmo tempo em que faz um giro com o tronco, exercitando também a sua concentração.
7. Deixe sua autoestima nas alturas
Por ser um excelente exercício para perder peso e fortalecer os músculos, o pole dance proporciona uma mudança corporal positiva, que já ajuda a aumentar a autoestima das praticantes.
Além disso, conforme avançam na prática, as dançarinas começam a realizar movimentos que antes julgavam ser impossíveis, ultrapassando limites e superando o medo, o que contribui muito para elevar nossa autoconfiança.
8. Ter um hobby nos faz mais felizes
Em meio a toda a correria do dia a dia, ter espaço para praticar um hobby é importante para manter o nosso bem-estar psicológico, ainda mais quando essa atividade também faz bem à saúde.
Ao iniciar a prática do pole dance, você vai poder dedicar um tempo à sua própria evolução, permitindo que você perceba como pode ir mais longe. Além disso, você vai conhecer várias pessoas que têm o mesmo interesse que você, formando um novo grupo de amigas. Assim, mais do que fortalecer o corpo, o pole dance também nos ajuda a fortalecer o espírito.
Raquel Praconi Pinzon
Formada em Letras na Universidade Federal do Paraná e MBA em Business Intelligence pela Universidade Positivo.