Canva
Dietas que restringem o consumo de glúten ou ainda, dietas para celíacos, precisam de algumas adaptações para que não se deixe de usufruir de pratos que se ama para manter a alimentação regulada.
E fazer estas adaptações não precisa necessariamente significar perder no quesito sabor. É possível recriar alguns pratos que tradicionalmente levam glúten substituindo esse ingrediente por outros, como chia, arroz integral e farinha sem glúten e mesmo assim manter a qualidade da receita e o seu paladar.
É normal que o sabor seja um pouco diferente, e em alguns casos, a textura também, mas com o tempo, seu paladar se acostumará com as substituições e você passará a perceber os pratos gluten-free como qualquer outro prato “normal”.
A seguir você confere opções de receitas para o café da manhã, para lanchinhos para levar ao trabalho e também receitas para fazer no almoço, no jantar e também algumas ideias de sobremesas.
Café da manhã
1. Crepioca de cacau: turbine sua tapioca matinal com uma dose de chocolate em pó e recheie-a com morangos para deixa-la com um sabor inigualável. Para deixar a receita ainda mais rica, adicione sementes como chia e linhaça.
2. Pão de linhaça: o pãozinho de farinha de linhaça marrom é uma receita perfeita para quem precisa de algo que realmente sacie de manhã. A sugestão é servi-lo com queijo branco ou requeijão. Pode ser feito tanto na forma comum de pão quanto nas forminhas de cupcake. Experimente!
3. Pãezinhos de abóbora: para sair dos tradicionais pães de queijo e pães caseiros, uma ideia é variar o cardápio com o pão de abóbora. Além de ter uma “cara boa”, ele sustenta e é muito saboroso.
Almoço
4. Salada quente: outra opção deliciosa para o seu almoço gluten-free é a saladinha de grão de bico servida com espinafre.
5. Bifes de frango com tomate e hortelã: essa carne é fácil de preparar e cai bem com todo tipo de salada. Para acompanhar, sirva arroz ou spaghetti sem glúten.
6. Strogonoff sem glúten e sem leite: essa receita é sensacional. Você pode aproveitar o que o strogonoff tem de melhor, porque além de ser um prato livre de glúten, você pode fazê-lo também sem lactose. Se desejar, adicione batata palha para decorar e dar mais sabor ao prato.
Publicidade
7. Fusili sem glúten: prepare seu macarrão sem glúten com um delicioso molho de ricota e abobrinha para o almoço. A grande vantagem desse prato é que ele pode ser servido tanto quente quanto frio.
8. Quibe sem trigo: com uma bela mistura de couve flor e carne moída, esse quibe adaptado é um ótimo substituto para quem ama essa receita, mas não pode consumir glúten. Vale a pena experimentar.
Lanchinhos
9. Bolo de cenoura: o rei dos bolos não poderia deixar de fazer parte das receitas adaptadas sem glúten. Esse é para comer sem medo e sem medida. Prepare e mate a vontade do bolo de cenoura com cobertura de chocolate com essa receitinha.
10. Chips de batata doce: esse snack pode ser feito tanto no micro-ondas, quanto no air fryer ou no forno convencional e é uma excelente opção para guardar em um potinho e levar para o trabalho.
11. Bolo de coco e cacau: os bolos gluten-free não precisam ser entediantes. Essa receita traz uma combinação incrível de chocolate e coco para satisfazer até mesmo crianças de paladar seletivo.
12. Bolo de amendoim: essa receita é tão simples que leva apenas 5 minutos para ficar pronta. Feito no micro-ondas, é uma saborosa opção de lanche da tarde.
13. Biscoito de polvilho: esse prato não leva ovos, nem leite ou farinha e mesmo assim é muito saboroso. Para enriquecer a receita, adicione gergelim à vontade.
Publicidade
Jantar
14. Nhoque de batata doce: diferente do nhoque tradicional, este leva batata doce na receita, ideal para quem busca uma dieta com carboidratos de absorção lenta, o que proporciona mais saciedade.
15. Pizza com massa de frango: essa pizza maravilhosa é feita com massa de frango desfiado e pode ser recheada como você desejar. Se preferir, substitua a mussarela por outro queijo mais leve.
16. Kibe sem glúten: essa receita de kibe traz o arroz integral no lugar do trigo, execelente substituição para os celíacos que não abrem mão dessa delícia do oriente médio.
17. Spaghetti de legumes: esse spaghetti é diferente pois sua massa é feita de legumes, sendo livre de glúten. Porém, para fazê-lo, é necessário ter um espiralizador de legumes. Confira a receita e experimente.
18. Hamburguer de quinoa: outro substituto para o trigo é a quinoa. Além de ser um prato saudável, é rápido e fazer e serve até 4 pessoas.
Sobremesas
19. Bolo de maçã e canela: a receita perfeita para uma tarde de domingo leva farinha sem glúten para que você possa comer sem medo! A mistura de canela e maçã dá ao bolo um sabor incrível que merece uma chance no seu cardápio.
20. Mousse de cupuaçu: esqueça os tradicionais mousses de chocolate, limão ou maracujá e opte por um sabor bem brasileirinho.
21. Pudim de manga e chia: outra receita bem brasileira, gluten-free e saudável que vai deixar qualquer um impressionado com seus dotes culinários.
22. Creme de abacate com coco: o prato é ideal para dias quentes, pois é fresquinho. Além disso, é fácil e rápido de fazer.
Para os intolerantes ou para quem opta fugir do glúten, essas receitas podem ser uma mão na roda na hora de planejar as refeições do dia a dia. E se você procura outras receitas deliciosas e cheias de nutrientes, confira os doces saudáveis, alternativas menos calóricas para suas receitas favoritas!
Andressa Dias
Uma ariana típica que adora viagens, Star Wars, maquiagens, Senhor dos Anéis, pizza, cantar e séries, especialmente Breaking Bad, Dexter e Game of Thrones. Entre e fique à vontade!