iStock
Os símbolos nas etiquetas das roupas representam os processos de lavagem e de conservação da peça recomendadas pelo fabricante, mas nem sempre esses desenhos são legíveis ou fáceis de decifrar.
Para tirar suas dúvidas, preparamos cinco infográficos que mostram o que cada desenho significa e vão te ajudar a ler as instruções sobre cada peça, evitando danos e mantendo-as conservadas. Aprenda como decifrar os símbolos das etiquetas das roupas e confira outras dicas de como deixá-las com cara de novas por muito mais tempo.
Lavagem
O símbolo que lembra um balde de água representa o método de lavagem recomendado para a peça. Quando o desenho está marcado com um X significa que o processo não é permitido. O número que aparece no balde nos indica a temperatura máxima recomendada para a lavagem.
Os pequenos traços embaixo da ilustração nos dizem se a lavagem deve ser suave ou muito suave. Já o desenho de uma mão instrui que o processo deve ser feito manualmente.
Publicidade
Alvejamento
O triângulo nas etiquetas representa o processo de alvejamento permitido para a peça. Os desenhos marcados pelo X indicam que a peça não pode ser alvejada e os dois traços desenhados dentro do triângulo demonstram que a peça pode ser alvejada apenas com oxigênio. Um triângulo simples demonstra que todo tipo de agente de alvejamento oxidante é permitido.
Relacionadas
Secagem
O método de secagem de uma peça é representado na etiqueta por um quadrado. Quando há um círculo dentro do quadrado significa que o processo pode ser feito na centrífuga ou na máquina de lavar, também conhecidos como secagem em “tambor”. Se o desenho estiver marcado com um X, significa que esse tipo de secagem não é permitida.
Se há um risco curvado dentro do quadrado, significa que a secagem pode ser feita no varal. Dois traços na diagonal recomendam que a secagem seja feita na sombra, enquanto três riscos na vertical indicam que o procedimento deve ser feito por gotejamento, ou seja, o item pode ser pendurado ainda molhado. Já um traço na horizontal mostra que a peça deve ser seca nessa posição.
Passadoria
O método de passadoria é representado por um desenho que lembra um ferro de passar roupa e o número de bolinhas inscrito no desenho indicam a temperatura máxima recomendada para aquela peça. Se o desenho está marcado por um X, significa que não é permitido passar a peça.
Limpeza a seco
O círculo representa as roupas que devem ser lavadas a seco. Enquanto as letras inscritas no desenho demonstram quais os produtos permitidos para lavar a peça. O traço embaixo da ilustração indica se a limpeza deve ser feita de maneira suave ou muito suave. E se o círculo estiver marcado por um X, significa que não é necessário lavar a peça a seco.
Salve a imagem abaixo no seu celular para nunca mais estragar aquela roupa que você tanto gosta:
Outras dicas de como conservar suas roupas
Além de seguir as instruções recomendadas na etiqueta da roupa, há outras formas de conservar as peças e deixá-las sempre com cara de nova. Confira:
- Dobre suas roupas de forma adequada para cada peça: prefira dobrar peças como camisetas e outras de tecido maleável para evitar que ela estique e para aproveitar os espaços do seu guarda-roupa de forma organizada.
- Guarde suas roupas em locais arejados: o guarda-roupa sempre fechado ou o uso de sacos plásticos não é recomendado para manter as roupas conservadas, pois esses fatores podem atrair fungos, devido à umidade, e que acabam danificando a peça.
- Evite secar em alta temperatura: a alta temperatura das máquinas de secar pode danificar o tecido e até tirar a cor das peças, deixando-as com aparência de desgaste com poucas lavagens.
- Atente-se na hora de lavar as peças: além das instruções da etiqueta, não exagere no sabão e evite lavar roupas sujas com água muito quente já que esses fatores podem deixam a peça com manchas amareladas.
- Prefira dobrar as peças de tecido delicado: no lugar de pendurar peças de tricô opte por dobrá-las, assim você evita que os fios desfiam ou que o tecido deforme.
Essas dicas são práticas e vão fazer suas roupas durarem por muito mais tempo.
Publicidade
Sabendo decifrar a etiqueta das roupas, é fácil de mantê-las conservadas e evitar erros como queimar as peças ou lavá-las de forma que as danifique. Agora que você já sabe como manter suas vestimentas, veja como limpar o tênis branco.
Isabella Tamaki
Adora viajar, conhecer novos idiomas e culturas. Apaixonada por ícones da cultura pop, roupas extravagantes e narrativas de todo tipo. Comunicóloga, atualmente cursa Relações Internacionais.