Envato
O uso do soro fisiológico no rosto como um auxiliar na rotina de skincare tem aumentado bastante, principalmente entre as blogueiras e youtubers. Mas será que ele funciona mesmo? Seria possível atribuir-lhe o mérito de combater olheiras, rugas e acne? A seguir, confira as respostas da doutora Juliana Palo à essas e outras perguntas relacionadas ao produto!
Benefícios do soro fisiológico no rosto
O soro fisiológico é um líquido formado por água, 0,9% de cloreto de sódio, alguns sais e minerais. Muito usado para tratar infecções, inflamações e para hidratar algumas regiões da pele, ele também pode ser um ótimo aliado na rotina de beleza. Afinal, além de ser barato, o soro é um produto que não apresenta contraindicação e pode ser usado, inclusive, por crianças. Segundo a dermatologista Juliana Palo, o soro fisiológico apresenta vários benefícios para o rosto, como o auxílio no controle da oleosidade, a diminuição de olheiras e a hidratação da pele.
- Controle de oleosidade: um dos maiores benefícios do uso do soro fisiológico no rosto é que o produto ajuda a equilibrar o pH da pele. Assim, segundo a doutora Juliana, “o pH da pele saudável fica em torno de 5,5, um valor muito parecido com o do soro fisiológico, que é de 6. A aplicação de produtos com pH semelhante ao da pele diminui a produção de sebo ao longo do dia, controlando a oleosidade”.
- Aumenta a durabilidade da maquiagem: de acordo com a doutora Juliana, o soro fisiológico pode funcionar como primer e ser usado antes da maquiagem, ajudando a aumentar a durabilidade da base, do corretivo, do pó, entre outros. “Graças ao seu pH, o soro fisiológico pode funcionar como um primer, pois ele faz com que sua pele fique mais resistente e menos oleosa ao longo do dia”.
- Diminui olheiras e bolsas: a doutora também explica que um dos maiores benefícios do soro fisiológico é que ele ajuda a diminuir olheiras e bolsas.
Contudo, é fundamental que o soro esteja gelado para atingir o efeito desejado. “Além de tudo isso, nós podemos usar o soro para controlar olheiras, tanto as que formam bolsas abaixo dos olhos quanto aquelas que são vasculares. Para isso, o segredo é deixar o soro na geladeira e aplicá-lo na região abaixo dos olhos, fazendo uma compressa. Dessa forma, as propriedades da solução, aliadas à temperatura, ajudam a contrair os vasos que dão origem aos pigmentos que formam as olheiras”. - Retira o cloro da pele : uma das vantagens do uso do soro na pele é que, graças a suas propriedades, ele consegue retirar o excesso de cloro presente na água do chuveiro e da torneira. Dessa forma, além de deixar a derme mais bonita e saudável, ele também evita possíveis irritações causadas pelo cloro. “Em algumas cidades em que o cloro presente na água é relativamente alto, ele pode acabar causando irritação na pele, principalmente em quem tem a pele sensível. Sendo assim, o soro fisiológico é uma ótima alternativa para diminuir essa irritação, pois retira o excesso de cloro do rosto”, afirma a dermatologista.
- Acalma peles sensíveis e com rosácea: quem tem a pele sensível e com rosácea também pode se beneficiar muito com o uso do soro. Afinal, a solução é composta por uma série de sais minerais que ajudam a diminuir a irritação. “Pessoas com a pele muito sensível ou com rosácea também se beneficiam muito do uso do soro, pois ele funciona como se fosse uma água termal, mas com um custo benefício excelente”, declara a dermatologista.
O uso do soro fisiológico no rosto apresenta uma série de benefícios para a pele, contudo, é importante salientar que ele é indicado como um produto que auxilia no tratamento de algumas queixas, como a oleosidade, por exemplo. Mas, se utilizado sozinho, sem o acompanhamento de nenhum outro tratamento, o soro não apresenta resultado algum, como no caso da hidratação. Além da pele, usar o soro fisiológico no cabelo também é uma ótima opção.
“O soro fisiológico, isoladamente, não tem propriedade hidratante, mas ele pode ser adicionado como diluente de uma máscara de hidratação, substituindo a água e adequando o pH da máscara ao pH da pele”, explica Juliana.
5 dúvidas sobre o uso do soro fisiológico no rosto esclarecidas pela dermatologista
Apesar de apresentar todos esses benefícios, a doutora Juliana Palo alerta que, ao contrário de algumas informações da internet, o soro fisiológico não é eficiente no tratamento de acne e manchas escuras na pele, assim como ele também não ajuda a prevenir o aparecimento de rugas e linhas de expressão.
Publicidade
Relacionadas
O soro fisiológico ajuda a clarear manchas escuras na pele?
“Não existem evidências de que o soro fisiológico ajuda no combate à manchas na pele. Quando o paciente apresenta uma mancha escura, o primeiro passo é entender a origem dela. Dessa forma, o dermatologista consegue dar um diagnóstico assertivo e, a partir dele, definir o melhor tratamento para o problema. De qualquer maneira, o soro não é eficaz no cuidado de manchas, independente da origem delas”.
O soro fisiológico funciona para a acne?
Quanto à acne, a doutora esclarece que o uso do soro pode funcionar como uma forma de ajudar a equilibrar o pH e, assim, diminuir a oleosidade do rosto. Mas ela salienta que a solução não deve ser usada como única forma de tratamento.
“O soro fisiológico não é tratamento para quem tem acne, mas seu uso é interessante para equalizar o pH da pele. Assim, quem sofre com o problema pode usar a solução fisiológica como última etapa da limpeza facial, enxaguando o rosto com o soro após o uso do sabonete”.
O soro fisiológico ajuda a combater e a prevenir rugas e linhas de expressão?
A dermatologista também explica que o uso do soro não é eficiente para combater rugas e linhas de expressão. Segundo ela, “as rugas e linhas de expressão são formadas por movimentos repetidos dos músculos da mímica do rosto e também por afinamento da pele, resultado da perda de colágeno. O soro fisiológico não estimula a produção desse colágeno e não ajuda a relaxar os músculos do rosto, sendo assim, ele não tem nenhuma eficácia contra os sinais da idade”, explica.
O soro fisiológico ajuda a limpar a pele mais profundamente?
Apesar de ajudar a remover o excesso de cloro presente na água, o soro fisiológico não ajuda a limpar mais profundamente a pele. A doutora Juliana explica: “o soro não ajuda a limpar mais profundamente a pele, pois ele não apresenta nenhum agente de limpeza em sua composição”.
Pode usar o soro na sobrancelha?
A doutora alega que não há nenhum problema em usar o soro nas sobrancelhas, já que a solução não apresenta substâncias que possam irritar a pele e nem os olhos. Contudo, ela alerta que o soro funciona apenas como um produto para limpar a região e evitar a irritação após fazer a sobrancelha, por exemplo.
Publicidade
“O soro fisiológico é ótimo para acalmar a pele da sobrancelha depois que usamos pinça ou cera. Mas ele não ajuda no crescimento dos pelos da região”.
5 formas de usar o soro fisiológico no rosto
Por apresentar uma série de benefícios para a pele, existem várias formas de usar o soro fisiológico no rosto. A doutora Juliana Palo explica quais são as 6 principais maneiras. Confira!
1. Como primer antes da maquiagem
Para usar o soro como primer, a dica é deixá-lo na geladeira e aplicar no rosto com o auxílio de um algodão, deixando enxaguar naturalmente. “Outra forma de usar o soro como primer é aplicar ele com a ajuda de um borrifador, antes da maquiagem”, acrescenta a doutora.
2. Na máscara de hidratação caseira
O soro pode ajudar a potencializar o efeito hidratante de máscaras faciais, pois ajuda a equalizar o pH da pele e o da máscara. “O soro fisiológico é um ótimo ingrediente hidratante e, por isso, você pode adicioná-lo a suas receitas de máscara de hidratação caseira, diluindo ele na máscara ou usando como ingrediente principal”.
3. Compressa com água gelada abaixo dos olhos
Para combater olheiras e bolsas causadas por noites mal dormidas, a doutora Juliana Palo dá a dica: “deixe o soro na geladeira e, em seguida, faça uma compressa com algodão abaixo dos olhos, bem na região das olheiras. Deixe agir por 20 minutos. Não é necessário enxaguar”.
A doutora ainda declara que esse procedimento pode ser feito diariamente pela manhã ou à noite antes de dormir, já que não existe contraindicação ao uso do soro na área dos olhos.
Publicidade
4. Para finalizar a limpeza facial
Por ajudar a retirar o excesso de cloro da pele, o soro pode ser usado para enxaguar o sabonete do rosto. “Quem tem pele sensível e mora em locais que tem muito cloro na água pode usar o soro para tirar o excesso de cloro do rosto. Porém, o interessante não é usar o soro depois da água, mas sim em substituição a ela, como uma finalização da limpeza”.
5. Como água termal
Graças aos sais minerais presentes na solução, o uso do soro pode ser uma ótima forma de combater irritações no rosto. Ele pode ser usado tanto para prevenir e tratar essas irritações como, também, após a depilação do buço e da sobrancelha, por exemplo. “Coloque o soro em um borrifador e aplique ele em todo o rosto ou apenas na região irritada. Neste caso, você também pode usar o auxílio de um algodão”, ensina a doutora.
6. Para fechar os poros e diminuir a oleosidade
Para quem tem a pele oleosa e com muitos poros, o segredo é usar o soro fisiológico gelado. “Com a ajuda de um algodão aplique o soro gelado no rosto, dando algumas batidinhas de leve na pele. Em seguida, deixe a solução secar naturalmente”, finaliza Juliana.
Onde comprar: o soro fisiológico é um produto com um ótimo custo-benefício e que pode ser encontrado em farmácias. No entanto, você também pode encontrá-lo em mercados e lojas de beleza.
Segundo a doutora Juliana Palo, essas são as principais formas de usar o soro fisiológico no rosto. A dermatologista ainda acrescenta que, para ser eficaz, o soro deve ser usado no máximo 15 dias após aberto e deve ser mantido na geladeira. “Após 15 dias aberto, o soro pode perder todos os seus sais e minerais e, assim, perderá todos os seus benefícios.”
Cuidados e contraindicações
Por ser um produto que apresenta uma composição muito semelhante à da pele, o soro não causa nenhum tipo de alergia ou irritação, afinal, a pele já está acostumada com essas substâncias. Sendo assim, não existem contraindicações quanto ao seu uso.
Viu como o soro fisiológico pode ser um ótimo aliado na sua rotina de skincare? Além de apresentar uma série de benefícios, ele não tem contraindicações e possui um ótimo custo-benefício. Se você curte métodos que auxiliam sua rotina de cuidados com a pele, assim como receitinhas caseiras, veja tudo o que o uso da maizena no rosto pode fazer pela sua pele.
Anna Karina Faria Pires
Sou a Karina Faria, redatora SEO há 5 anos. Amo escrever sobre moda, beleza, viagens e comportamento. Minha missão é inspirar as pessoas através da escrita!