Bem-estar

Tabelinha: um método ancestral que ajuda a aumentar a consciência corporal

Dicas de Mulher

Atualizado em 10.05.23

A tabelinha, certamente, é um dos métodos contraceptivos mais antigos para evitar a gravidez. Entretanto, será que realmente funciona? A ginecologista Dra. Sara Toassa Gomes Solha, do Hospital Evangélico de Sorocaba, esclarece essa e outras questões no decorrer da matéria. Acompanhe!

O que é o método tabelinha?

Segundo a ginecologista, a tabelinha “é uma forma de identificar o período fértil analisando os dias do ciclo menstrual”. Entretanto, já para começo de conversa, a especialista não recomenda esse método como uma forma de evitar a gravidez, pois apresenta muitas falhas.

A taxa de eficácia da tabelinha é de apenas 75% – um número bem inferior a outros métodos, como a pílula, a injeção anticoncepcional, o DIU e o preservativo. No entanto, ela ajuda as mulheres que desejam engravidar a calcular o período fértil.

Vantagens x desvantagens do método

Canva

De acordo com a profissional, quando o assunto é evitar a gravidez, a tabelinha é desvantajosa, pois está “sujeita às variações na dependência da regularidade ou não dos ciclos. Além disso, os ciclos ovulatórios oscilam”. Outro ponto negativo é que a mulher não pode ter relação sexual durante o período fértil e, mesmo assim, não é um método eficaz para evitar a gravidez. Por outro lado, é um ótimo exercício para conhecer o funcionamento do próprio corpo.

Publicidade

Como calcular a tabelinha

Dicas de Mulher

As mulheres, normalmente, apresentam sinais quando estão no período fértil, porém a tabelinha também pode ajudar a identificar essa fase. Abaixo, veja como fazer o cálculo:

A especialista explica que o primeiro dia do ciclo menstrual corresponde ao início do fluxo sanguíneo, então, a ovulação ocorre em torno do 14º dia do ciclo. Já “o período fértil acontece alguns dias antes e depois da ovulação, geralmente, dura 7 dias (do 10º ao 16º dia do ciclo menstrual)”.

A mulher deve anotar o primeiro dia da menstruação e contar no calendário até o dia do próximo sangramento. Por exemplo, de 01/01 (primeiro dia do fluxo) a 28/01 (primeiro dia do fluxo do mês seguinte), são 28 dias de ciclo menstrual. Assim, em 14/01, ocorrerá a ovulação, que também pode acontecer 3 dias antes ou 3 dias depois desta data. Antes de utilizar a tabelinha, é preciso fazer o processo por pelo menos 6 meses para ter certeza da duração e para identificar os dias de fertilidade.

Além do cálculo, a ginecologista informa que, durante o período fértil, “o muco cervical se torna mais elástico, a temperatura corporal aumenta discretamente, pode ocorrer dor ovulatória acompanhada de mínimo sangramento, bem como oscilações de humor”.

Tabelinha para ciclos irregulares

De acordo com a especialista, “mulheres com ciclos irregulares têm menor assertividade no uso do método da tabelinha devido às variações na estimativa do período fértil”. Nesse caso, ela recomenda utilizar aplicativos de ciclo menstrual “para auxiliar na estimativa do período fértil”, pois, “as oscilações são maiores e os programas auxiliam na métrica de probabilidade”.

Publicidade

Após perceber os sinais do corpo, a mulher pode realizar o teste de ovulação disponível em farmácias. Assim, é possível confirmar a fase ovulatória e aumentar as chances de gravidez, se esse for o objetivo.

Dúvidas frequentes esclarecidas pela profissional

Canva

A tabelinha requer disciplina e comprometimento, ainda assim, não é um método indicado para evitar a gravidez. No entanto, é ótimo para a mulher que quer entender seu corpo nas diversas fases do ciclo menstrual. Abaixo, Sara esclarece outras dúvidas sobre o assunto:

Dicas de Mulher – Para quem a tabelinha é indicada?

Sara Toassa Gomes Solha – Para mulheres com ciclos regulares que pretendem engravidar. Nesse caso, o método é útil para identificar o período fértil.

O método é seguro?

Como dito anteriormente, a tabelinha não é recomendada como método contraceptivo, visto que não é eficaz e segura.

Quais as chances de engravidar fora do período fértil, utilizando a tabelinha?

Publicidade

O período fértil pode sofrer grandes oscilações, dependendo da regularidade ou não dos ciclos. Geralmente, analisam-se os últimos 6 ciclos menstruais. Então, não é recomendável usar a tabelinha como método para evitar gravidez.

É possível engravidar no último dia da menstruação?

Para pacientes que apresentam fluxo menstrual prolongado (10 dias), o último dia de fluxo pode coincidir com o início do período fértil. Então, nesses casos, pode ocorrer a concepção.

Como saber se meu ciclo é de 28 dias?

O cálculo da duração do ciclo é feito considerando o intervalo, desde o primeiro dia de fluxo de um mês até o dia anterior ao primeiro dia do fluxo do mês seguinte. Esse tempo é a duração do ciclo.

É possível engravidar fora do período fértil ou durante a menstruação?

Em ambas as situações as probabilidades são mais remotas. No entanto, em mulheres com ciclos irregulares, a ovulação pode ocorrer de maneira errática, permitindo a gestação em períodos não habituais.

Como informado pela médica, a tabelinha pode ajudar mulheres a identificar o período fértil para facilitar a gravidez. Entretanto, nos casos de menstruação irregular, além de dificultar esse processo, ainda pode indicar problemas de saúde. Portanto, consulte um ginecologista e cuide-se!

Formada em Letras e pós-graduada em Jornalismo Digital. Apaixonada por livros, plantas e animais. Ama viajar e pesquisar sobre outras culturas. Escreve sobre diversos assuntos, especialmente sobre saúde, bem-estar, beleza e comportamento.