Moda e Beleza

Tatuagem descascando: é normal, porém precisa de cuidados

iStock

Com colaboração da Camila Iembo

Atualizado em 11.03.24

A tatuagem descascando dá uma dorzinha no coração. Será que eu não soube cuidar? A arte ficará falhada? O Dicas de Mulher conversou com a tatuadora Camila Iembo, que esclareceu as dúvidas mais frequentes sobre o assunto. Confira!

Conheça a especialista

Camila Iembo é tatuadora e artista independente. Trabalha com artes autorais e atende em Maringá. Entre seus estilos, estão, principalmente, as tatuagens delicadas no estilo fine line.

Por que a tatuagem descasca?

Principalmente na primeira tatuagem, é normal levar um susto quando ela começa a descascar. Entretanto, não precisa pirar! Segundo a tatuadora Camila, essa é uma fase natural da cicatrização da tattoo, afinal você passou por um procedimento que agrediu sua pele.

“O tecido na região da tattoo se regenera, renova, a casca nada mais é do que células antigas indo embora para serem substituídas por novas células”. Esse processo passa por três fases: inflamação (quando a tatuagem é feita e a pele fica dolorida); descamação (as casquinhas indicam a fixação da tinta na pele); cicatrização (as casquinhas somem completamente).

Na maioria das vezes, a tatuagem começa a descascar de 3 a 4 dias após ter sido feita. Também não existe uma regra: algumas tattos descascam mais que as outras. Isso acontece devido à variação de tamanho, estilo e pigmentação.

Publicidade

Dúvidas sobre tatuagem descascando

iStock

Dá vontade de coçar, de arrancar as casquinhas, passar pomada etc. Calma aí, é melhor cuidar certinho para evitar infecções e garantir uma boa cicatrização. Camila esclareceu as principais dúvidas sobre tatuagem descascando. Bora aprender? Acompanhe abaixo!

1. É comum a tatuagem descascando e ficando com aspecto branco?

Durante o processo de cicatrização, é comum as tatuagens pretas ficarem esbranquiçadas. Camila explica que isso ocorre devido ao ressecamento das células mais superficiais da pele, que contrastam com as camadas mais profundas, nas quais a tinta foi aplicada.

2. Pode tirar a casca da tatuagem?

Não, as cascas não devem ser removidas! É possível que a tinta saia junto, causando falhas na sua tatuagem, além do risco de machucar a pele. Nos casos de traço comprometido, converse com o profissional para fazer um retoque após a cicatrização.

3. Tatuagem descascando e desbotando é normal?

Sim, é algo normal. A casquinha é a pele se renovando, e o mesmo vale para o aspecto desbotado. Afinal, “o tecido está em transição de uma pele ‘machucada’ para uma pele regenerada/nova. A cor real da tatuagem voltará a aparecer a partir da terceira semana”.

Publicidade

4. Como dormir com a tatuagem descascando?

O ideal é deixar a tatuagem respirar, ou seja, procure mantê-la livre de plásticos para uma melhor cicatrização. Além disso, “evite roupas que gerem atrito e troque com frequência as roupas de cama”.

5. Posso entrar no mar e na piscina com a tatuagem descascando?

O mais indicado é não. Evite sauna, mar e piscina até o processo completo da cicatrização, aproximadamente um mês. Nos três primeiros dias, não deixe a tatuagem entrar em contato direto com o sol. Também tome muito cuidado na hora de secar o corpo – não esfregue a toalha de banho na arte.

Como cuidar de tatuagem descascando

Se você seguir todas as recomendações profissionais, o processo de cicatrização será rápido e logo sua tatuagem estará linda, sem falhas. Abaixo, confira dicas que te ajudarão nos cuidados diários:

  • Não coçar a tatuagem: durante a cicatrização, quando sua tattoo está soltando casquinhas, é comum sentir coceirinhas no local tatuado, mas não coce! Isso agride a pele e danifica o desenho.
  • Lavar 3x ao dia: deixar a tatuagem sempre higienizada é ideal para uma boa cicatrização, longe de fungos e bactérias. Lave com leveza, sem esfregar a pele que está machucada. A secagem deve ser feita de modo muito delicado, leves batidinhas com uma toalha limpa ou ao livre, se for possível.
  • Cremes com ativos cicatrizantes: há várias pomadas que auxiliam no processo de cicatrização, aliviando a coceira e mantendo a pele hidratada. Peça indicação de produtos para seu tatuador.
  • Alimentação adequada: algumas comidas e bebidas prejudicam a cicatrização, sobretudo em excesso, como bebidas alcoólicas, carne de porco e seus derivados processados, chocolates e alimentos muito gordurosos de modo geral.

Com as dicas e sugestões de cuidado, não há erro! Entretanto, fique atenta aos sinais de tatuagem inflamada: secreção amarela, mau cheiro, dor e febre prolongada. Nesses casos, entre em contato com seu tatuador.

Explicações e experiências com tatuagem descascando

Acompanhe uma seleção de vídeos sobre tatuagem descascando. Além de mais dicas de cuidados, que te ajudarão a passar por esse processo com tranquilidade, há relatos de experiências, com erros e acertos.

Relato de uma tatuadora com tattoo descascando

A tatuadora Danee mostra uma tatuagem em processo de cicatrização que ela fez, com a aparência natural e esperada nessa etapa. Ela esclarece dúvidas sobre o assunto e compartilha as recomendações que utiliza em seu estúdio. Lembre-se que cada profissional possui seus métodos.

Publicidade

Minha tatuagem começou a descascar: e agora?

Confira o relato de experiência de alguém que fez a primeira tatuagem e teve que lidar com o momento em que ela descasca. Erros e acertos foram cometidos nesse processo de cicatrização.

Não é possível acelerar o processo de cicatrização, então, não tire as casquinhas! Também não o atrapalhe. Siga as orientações profissionais, beba bastante água e mantenha uma alimentação equilibrada. Aproveite e confira o que não comer após fazer uma tatuagem.

Fez Letras, mas se encontrou na área de Comunicação. Mediadora do clube de leitura #LeiaMulheres e autora do livro de poemas 'O rio seco que vive em mim'. Gosta de planta, de bicho e de gente, mas mais ainda de histórias.