iStock
Existem vários tipos de franjas que podem ser usados nos cabelos. Há as que ajudam a disfarçar a testa e aquelas que dão aquele toque romântico ao visual. Está pensando em cortar uma franja? Conheça todos os tipos, se inspire e mude seu look!
Tipos de franja
Para ficar mais fácil de conhecer os tipos de franja, selecionamos uma lista de fotos para você acompanhar. Vem ver!
Franja irregular
Com um toque moderno, a franja irregular é cortada desfiada, com fios em tamanhos diferentes. Fica interessante em quem tem o rosto oval ou com a testa mais estreita, pois pode dar a impressão de que a testa é maior.
Franja falsa
A franja falsa pode ser feita de três diferentes maneiras, um pedaço da franja normal cortado mais curto e com poucos fios, na frente da testa; com o próprio cabelo por meio de um penteado; usando apliques. É interessante para quem quer testar o visual com franja, mas tem medo de não gostar.
Franja longa
A franja longa permite mudar o corte sem cobrir completamente a testa com os cabelos. Ela combina com os mais variados tipos de rosto, sendo mais discreta. Pode ser reta ou desfiada nas pontas.
Relacionadas
Franja côncava
Com um toque estiloso e descolado, a franja côncava é mais curta no meio e se alonga nas laterais. Também pode ser repicada ou desfiada e combina bastante com rostos em formato oval.
Franja para cabelo cacheado
As cacheadas também podem arrasar com as franjas. O corte é feito com os fios secos, para observar o tamanho e volume da franja. Podem ser laterais, cobrir a testa ou serem usadas no modelo cortininha. Também está liberado apostar nos cachos irregulares para compor a franjinha.
Franja reta
A franja reta pode ser feita de diferentes jeitos. A versão clássica é cortada na altura das sobrancelhas. No entanto, há também aquela levemente desfiada nas pontas. Ambas deixam o look elegante e a segunda versão do corte dá leveza ao rosto. No entanto, precisam de manutenção mais constante para não perder o corte.
Franjão lateral
Para quem busca uma mudança simples de visual, o franjão lateral é uma ótima escolha. Pode ser curta, longa, reta ou repicada. O corte é feito no mesmo sentido da franja ou do lado contrário ao que ela será usada, tudo depende do efeito desejado.
Franja bangs
Versátil e elegante, a franja bangs ou cortininha é usada dividida ao meio, com o efeito de uma cortina para a testa. Inclusive, é por isso que recebe este nome. Fica linda em cortes curtos ou longos, nas cacheadas, onduladas e lisas. Além disso, é cortada repicada.
Franja desfiada
A franja desfiada é aquela em que o corte é feito debaixo para cima. Combina com vários estilos, desde um ar diferente para a franja reta até na franja falsa ou lateral. Fica linda no rosto redondo, mas pode ser usada por qualquer tipo de rosto.
Franja repicada
Aquela que tem pontas desconectadas, criando um visual mais moderno. Combina bastante com as cacheadas e com mulheres que possuem rosto quadrado ou triangular. O corte cria uma franja mais volumosa.
Franja supercurta
A franja supercurta geralmente é cortada sobre a testa, em altura acima da sobrancelha. Não tem muito segredo, pode ser desfiada, repicada e até mesmo reta. É um estilo mais moderno e despojado, deixando parte da testa à mostra.
Franja com lateral longa
Perfeita para quem não quer se arriscar tanto nas franjas e deseja usar o cabelo com ou sem ela. O corte é bastante simples, feito ao pentear os fios para o lado contrário ao da franja e cortar as pontas.
Você já conhecia todas essas franjas? Agora já está pronta para incluí-la no corte e mudar o visual. Continue lendo a matéria, pois vamos trazer dicas para escolher o tipo de franja.
Como escolher o tipo de franja
Todos os tipos de rostos e fios de cabelo podem usar franja, no entanto, há opções que valorizam mais os traços e criam aquele visual perfeito que você busca. Veja dicas para escolher sua franja:
- Deixe parte da testa à mostra se seu rosto é redondo: quem tem o rosto arredondado pode apostar nas franjas laterais ou cortininha, que deixam parte da testa à mostra, para valorizar a região e dar a sensação de que é mais alongada.
- Considere o tempo e acessórios para arrumá-la: assim como o resto do cabelo, as franjas também vivem o famoso “bad hair day”. Assim, analise o quanto tem de tempo disponível para ajeitá-la e quais acessórios vai precisar incluir em sua rotina.
- Aposte numa opção versátil: ainda tem dúvidas? Prefira franjas versáteis, que podem ser usadas soltas ou presas. Você consegue manter um visual com ou sem franja facilmente. Vale até investir na franja falsa com aplique ou feita com penteados.
- Invista nos modelos que combinam com todos os tipos de rosto: como você viu acima, alguns estilos de franjas ficam ótimos em qualquer formato de rosto. Escolha um deles para começar e se adaptar com o visual com franja.
- Converse com sua cabeleireira: se estiver muito difícil escolher um estilo, você pode conversar com sua cabeleireira e perguntar qual franja combina mais com seu corte preferido.
Gostou de conhecer todos os tipos de franja que foram apresentados aqui? Agora você só precisa escolher sua preferida. Depois, vem ver também o texto sobre cortes de cabelo.
Stephanie Quadros
Escritora com 8 livros publicados e apresentadora de um programa de rádio sobre literatura nacional, o Capivaras Leitoras. Ama ler, viajar e passar um tempo com a Buffy, sua cachorrinha vira-lata.