iStock
Durante a gestação, é normal que a futura mamãe experimente alguns sintomas diferentes e até mesmo incômodos. A tontura na gravidez é um deles e, normalmente, não é motivo para preocupação. Confira, a seguir, a explicação da ginecologista e obstetra Regina Amarante, da Rede de Hospitais São Camilo de São Paulo, sobre o tema.
O que é a tontura na gravidez
Segundo a Dra. Regina, “a tontura na gravidez é um sintoma comum, muitas das futuras mamães experimentam desde as primeiras semanas e durante toda a gestação”, afirma. Ela explicou que “ocorre devido às alterações fisiológicas no organismo materno e a sensação é a de que a cabeça está girando, além de dificuldades de manter o equilíbrio e a impressão de que irá desmaiar”.
5 causas da tontura na gravidez que podem ser facilmente explicadas
Como a obstetra explicou, a tontura na gravidez é resultado das alteações fisiológicas durante a gestação. A seguir, saiba quais são as causas desse mal-estar:
- Aumento do volume sanguíneo: Regina comentou que “o sangue torna-se mais diluído e a gestante apresenta quedas bruscas da pressão arterial, seja por levantar-se muito rápido ou pelo calor”.
- Hipoglicemia: “acontece quando a futura mamãe fica muito tempo sem se alimentar”, explicou a obstetra.
- Desidratação: ocorre “principalmente nos dias mais quentes, ao ficar muito tempo sem consumir água e outros líquidos”.
- Deficiências nutricionais: “como o bebê está se desenvolvendo, a futura mamãe precisa de mais nutrientes em seu organismo. A tontura pode ser um sinal da deficiência de ferro”, explicou Regina.
- Posição ao se deitar: “no terceiro trimestre, quando a gestante se deita com a barriga para cima, o peso do útero diminui o retorno venoso”.
Continue a leitura para saber o que fazer para aliviar a tontura na gestação, além de dicas para evitar o sintoma.
Publicidade
O que fazer para aliviar a tontura na gravidez
Abaixo, confira as recomendações da Dra. Regina para aliviar a tontura durante a gestação:
Relacionadas
- Tomar banhos mais frescos, frios ou mornos;
- Evitar se manter por muito tempo na mesma posição;
- Não deitar de costas no terceiro trimestre da gestação;
- Tomar bastante líquido ao longo do dia;
- Fazer refeições a cada 3 horas para evitar a hipoglicemia.
Com essas dicas, é mais fácil a futura mamãe conseguir diminuir a sensação de tontura nos três trimestres da gestação. Entretanto, se as tonturas são frequentes e incômodas, não deixe de procurar atendimento médico. Continue a leitura para saber se é possível evitar o problema.
Como evitar a tontura na gravidez
A obstetra explicou que é difícil impedir que as tonturas apareçam, principalmente por serem resultados da alteração do corpo da mulher. Porém, algumas dicas podem ajudar a evitar o mal-estar. Olha só:
- Levantar devagar após ficar deitada ou sentada por mais de 15 minutos;
- Evitar roupas muito apertadas;
- Fazer, regularmente, exercícios com as pernas, principalmente quando estiver sentada;
- Alimentar-se a cada 3 horas;
- Manter-se hidratada, bebendo cerca de 2 litros de água por dia.
A tontura na gravidez é normal, mas não deixe de conversar com seu (sua) obstetra sobre esse incômodo, principalmente se ele é frequente e precede a desmaios. Aproveite e confira estas dicas sobre pressão baixa na gravidez.
Stephanie Quadros
Escritora com 8 livros publicados e apresentadora de um programa de rádio sobre literatura nacional, o Capivaras Leitoras. Ama ler, viajar e passar um tempo com a Buffy, sua cachorrinha vira-lata.