Canva
Por que amar só uma pessoa em um mundo de tanto diversidade? O trisal deixa para trás as convenções sociais e se enquadra onde realmente se sente contemplado e amado, em todos os sentidos da palavra. Conheça mais sobre essa forma de se relacionar com a Ana, parte do Trisal 6 no total e a psicóloga histórico-cultural, Bárbara Dalvanna.
O que é um casal de 3?
A entrevistada Ana, que está em um trisal, explica que essa forma de relacionamento envolve 3 pessoas e se estrutura de forma consentida entre todos os envolvidos.
Conforme a psicóloga Bárbara Dalvanna, “nós falamos da organização da relação a partir de acordos claros entre os três sujeitos envolvidos, estabelecendo diálogos, limites e regras”.
Como cada um é de um jeito e constrói uma relação diferente com o outro, Bárbara conta que “o funcionamento depois dos acordos iniciais vai depender sempre dos limites individuais de cada membro e da apropriação que eles têm da não monogamia“.
É importante destacar que todo relacionamento em trisal é não monogâmico por sua estruturação. Uma forma monogâmica de se relacionar, segundo a profissional, está atrelada à união com apenas um parceiro sexual e romântico, que é uma configuração que surge com o capitalismo. Como uma característica importante de quem se relaciona em um trisal, Bárbara coloca o ideal de liberdade afetiva, que vai muito além da unilateralidade.
Dúvidas sobre o trisal
Como essa configuração de relacionamento não é tradicional, o trisal pode causar alguns questionamentos. Confira as respostas de Ana e da psicóloga histórico-cultural, que afirma que a relação, como qualquer outra, é fundamentada em acordos e que não existe uma fórmula perfeita de organização trisal que funcione para todos, implicando na importância de diálogos honestos entre os envolvidos.
Publicidade
Relacionadas
Dicas de Mulher – Para quem quer formar um trisal, o que é importante ter em mente?
Ana: É necessário controle emocional, pois o ciúme pode ser um problema. Ele costuma ser equilibrado e controlado com o tempo, mas o melhor é sempre conversar.
Como é o ciúmes em uma relação entre 3 pessoas?
Psi Bárbara: Ciúmes não é sobre eu não querer que o outro tenha o que é meu, mas também sobre insegurança, sobre como aprendemos que uma relação deve ser a partir da sociedade em que vivemos, o que pode ir além dos indivíduos envolvidos na relação.
Como funciona o sexo em uma relação a três?
Ana: Pode acontecer de várias formas, no nosso caso, todo mundo se relaciona.
Publicidade
Por que existe tanto preconceito?
Psi Bárbara: Muitas pessoas ainda se embasam na compreensão social de que o amor só pode se configurar de forma monogâmica ou que amar mais de uma pessoa é errado. Demonstram uma visão fragmentada, estereotipada e preconceituosa.
Uma relação de trisal é sempre aberta?
Ana: Existem trisais que têm relacionamento aberto e procuram pessoas fora do relacionamento. No nosso caso não é aberto, é apenas entre os 3.
Mesmo que Ana esteja disposta a explicar ao Dicas de Mulher a sua vivência em trisal e Bárbara seja uma profissional que entende dessa forma de relação, é importante lembrar que as pessoas nem sempre terão disponibilidade para ensinar sobre a sua forma de viver e ver o mundo. Como é algo particular, o importante é buscar informações por conta própria, como as que apresentamos!
Vivendo o amor entre 3
Conheça diferentes vivências de trisais e veja como a particularidade de cada um constitui a pluralidade entre essas relações.
Amor que cresce e vira trisal
Conheça a história do Amor de Trisal e perceba como se constrói a reciprocidade entre 3 pessoas que se conhecem (ou não) há anos! A história deles perpassa ménages, acordos e muito autoconhecimento.
Publicidade
A família, o trisal, o afeto
O Põe na Roda entrevista dois trisais, um só de homem e um só de mulheres! Respondendo às dúvidas clássicas, como sobre DRs e família, eles ensinam e contam sobre a sua experiência de poliamor.
O meu jeito de ser trisal
Douglas conta sobre os termos técnicos do relacionamento trisal e explica: cada um vive essa relação de uma forma! Para isso, ele fala sobre convivência e diálogo e conta suas experiências com as parceiras, Kah e Carol.
Qual é a checklist para formar um trisal?
Confira as dicas do Amor de Trisal sobre a vivência e formas como acreditam que seja mais saudável construir essa relação a 3. Falando sobre limites, acordos e diálogos, as parceiras ensinam sobre desconstrução.
O mais importante de uma relação é a parceria, o respeito e o amor! Como o trisal é mais uma das formas de encontrar essa experiência, confira dicas para ter um relacionamento saudável e encontre a sua forma de vivenciá-lo!
Caroline Stempniak
Redatora, pesquisadora feminista e futura psicóloga. Gosta de falar de coisa que mexe com a gente e de mexer com gente. Apaixonada pela escrita e pelas diferentes formas de existência. Busca viver e promover a autenticidade de ser.