Canva
Tudo mundo tem um produtinho mil e uma utilidades que nunca falta no armário. A vaselina, com certeza, entrará para a sua lista de queridinhos do dia a dia. Facilmente encontrado em farmácias, esse óleo derivado do petróleo é um ótimo aliado da beleza. Confira as dúvidas esclarecidas pela esteticista Ana Müller, dicas de uso e onde comprar.
Conheça a especialista
Ana Müller é especialista em micropigmentação de sobrancelhas, lábios e olhos hiper-realistas 4D. Proprietária das clínicas Realize Centro de Estética e Revitaliza Estética. É referência em seu seguimento e destaque nacional em microblading fio a fio.Para que serve a vaselina?
A vaselina é uma substância derivada do petróleo, incolor e sem cheiro. Está presente no setor industrial, principalmente na fabricação de lubrificantes para motores. Fracionado de óleos minerais básicos, o produto apresenta impurezas em sua composição, por isso não é indicado para o uso caseiro.
Já a vaselina farmacêutica é fabricada com óleos atóxicos de elevada pureza. Há o produto líquido e o sólido, ambos vendidos in natura em farmácias. A substância também é muito utilizada em composições de pomadas, cremes, óleos etc.
Segundo Ana Müller, “a vaselina tem como função criar uma película sobre a pele, evitando a perda de água transepidérmica. Ela é considerada hidratante justamente por fazer uma camada impermeável”. Em cosméticos, o produto atua na otimização da espalhabilidade, oferecendo uma melhor experiência ao consumidor.
Publicidade
Especialista esclarece dúvidas sobre a vaselina
Se usada corretamente, a vaselina é uma aliada da rotina de skincare. Entretanto, o produto não possui ação milagrosa, muito menos dispensa a consulta a uma dermatologista. Também é preciso ficar atenta aos efeitos colaterais e às contraindicações. Abaixo, Ana Müller esclarece as principais dúvidas sobre o assunto:
Dicas de Mulher – Qual a diferença entre vaselina sólida e vaselina líquida?
Ana Müller – Os dois produtos de uso farmacêutico possuem a mesma composição, então, o que muda é o estado físico – sólido ou líquido. Escolher um ou outro dependerá das preferências e objetivos de cada pessoa.
Quais as contraindicações da vaselina?
A vaselina não é muito indicada para a utilização no rosto, especialmente em peles oleosas, pois potencializa os efeitos comedogênicos (novos cravos), além de entupir os poros. Fique atenta aos efeitos colaterais e, em caso de alergias, procure ajuda médica.
A vaselina faz mal para a saúde?
Por ser um produto derivado do petróleo, a vaselina causa reação alérgica em alguns tipos de pele. Por isso, os cosméticos hipoalergênicos, geralmente, substituem a vaselina por óleos vegetais. No geral, a substância não faz mal à saúde, porém, antes de começar a usá-la, é válido, e recomendável, consultar um médico dermatologista.
Publicidade
A vaselina é recomendada para tratar estrias?
Apenas como base cosmética, pois o produto puro não possui propriedades terapêuticas para estrias. Uma dica é associá-la às pomadas ou óleos com princípios ativos regeneradores, como pró-vitamina B5 (D-pantenol).
A vaselina in natura também não é recomendada para o uso em massagens, pois obstrui os poros, facilitando o acúmulo de bactérias, infecções na pele e surgimento de furúnculos.
Em hipótese alguma, não utilize a vaselina na região da vagina. Além de não ser um produto ginecologicamente testado, potencializa as infecções vaginais. Dê preferência para lubrificantes íntimos de qualidade.
Benefícios da vaselina
Da pontinha do pé até a pontinha do fio de cabelo, é possível aproveitar os benefícios da vaselina em diferentes contextos: pele, rosto, cabelo e atividades cotidianas. Abaixo, confira uma seleção de dicas e como usar o produto corretamente:
Como usar vaselina no rosto
Embora não seja indicada como hidratante facial, principalmente para pessoas que possuem pele oleosa, a vaselina não é uma inimiga do rosto. É válido ter o produtinho na sua necessaire para as seguintes situações:
- Esfoliar os lábios: faça uma misturinha de vaselina com açúcar para esfregar nos lábios. O procedimento atua na remoção de células mortas, deixando a boca mais macia.
- Fixar a maquiagem: antes de aplicar a sua sombra favorita, passe uma camada fininha de vaselina. Ela atuará como primer. Não deixe o produto cair nos olhos.
- Remover a maquiagem: aplique uma pequena quantidade de vaselina em um algodão e passe suavemente no rosto. O produto auxilia na remoção de máscaras à prova d’água.
- Turbinar os cílios: a vaselina não aumenta os cílios. Entretanto, se você aplicar o produto com um pincel de rímel, poderá deixá-los mais brilhantes e volumosos.
Publicidade
Como usar vaselina na pele
Chegou o friozinho, a pele resseca, racha e dói. Para prevenir e tratar lesões superficiais, a vaselina é uma ótima recomendação. Entretanto, lembre-se que ela não deve ser aplicada na região íntima. Confira as dicas de uso:
- Hidratar áreas ásperas: a vaselina é ótima para hidratar joelhos, mãos e cotovelos, principalmente durante o inverno. Aplique o produto e massageie suavemente.
- Deixar os pés macios: antes de dormir, aplique vaselina nos pés e calce meias. Quando acordar, seus pés estarão macios e suaves como nunca!
- Remover cutículas: aplique uma pequena quantidade de vaselina nas cutículas, que ficarão mais macias e fáceis de remover. Quando for pintar as unhas, também vale passar o produto ao redor do dedo, evitando borrões desnecessários.
Como usar vaselina no cabelo
A vaselina não substitui uma hidratação capilar. Também não está relacionada ao crescimento dos fios. Entretanto, para os dias em que as madeixas acordam com vida própria e você está sem tempo, o produto colocará cada fiozinho em seu lugar. Aplique para:
- Disfarçar pontas duplas: aplique uma pequena quantidade de vaselina nas pontas duplas, que ficarão juntinhas e brilhantes. O produto não é a solução, apenas um disfarce imediato.
- Controlar o frizz: a vaselina cria uma camada protetora ao redor do fio de cabelo, atuando, assim, no controle do frizz. Não utilize o produto diariamente e, em caso de dúvidas, converse com sua cabeleireira.
- Evitar manchas de tinta de cabelo na testa: ninguém merece tingir o cabelo e, acidentalmente, manchar a testa. Passe um pouquinho de vaselina bem rente à raiz do fio, isso evitará que a tinta grude na pele.
Como usar vaselina no dia a dia
Da estética à limpeza, a vaselina possui diversas utilidades que facilitam nosso dia a dia. Por exemplo, é um ótimo produto para lustrar móveis e diminuir o acúmulo de poeiras. Utilize-a para:
- Potencializar seu perfume: antes de passar seu perfume preferido, aplique um pouquinho de vaselina na área que receberá o aroma para fixá-lo por mais tempo.
- Tirar anel emperrado: a vaselina possui efeito lubrificante, por isso, ao aplicá-la no dedo, o anel ficará mais maleável, facilitando a remoção.
- Dar brilho às peças de couro: aplique uma pequena quantidade de vaselina em um paninho e passe em roupas e calçados de couro. Isso aumentará a vida útil das peças, evitando rachaduras e desgastes, além de oferecer um efeito brilhante.
- Remover chicletes grudados: passe vaselina em cima do chiclete grudado, seja calçado, roupa ou lençol. Espere agir por alguns minutinhos. Pronto, a remoção será muito mais fácil.
A vaselina não decepciona quem ama praticidade! Dica extra: para deixar a esmaltação brilhante, quando for sair de casa, aplique uma gotinha mínima de produto e espalhe suavemente. Cuidado para não exagerar e arrancar o esmalte.
Relacionadas
Onde comprar vaselina
Sem mistérios: em qualquer farmácia, você encontrará vaselina à disposição nas prateleiras. Se preferir, compre online, além de melhores preços, há uma maior variedade de produtos e marcas. Confira algumas opções abaixo:
Foto | Produto | Descrição | Preço |
---|---|---|---|
| Confira o preço | ||
Confira o preço | |||
Confira o preço | |||
| Confira o preço | ||
Confira o preço | |||
Confira o preço |
Seja na forma líquida, sólida ou em algum cosmético, a vaselina é muito bem-vinda à bolsa de todas as mulheres. O hidratante labial, por exemplo, é perfeito para o inverno. Outro produtinho amigo da beleza é o bepantol líquido: ótimo para cabelos, pele e unhas.
Nicole Dias
Graduada e pós-graduada em jornalismo, acabou se tornando publicitária por profissão. Gaúcha, blogueira, apaixonada pela vida. Boa de garfo, cantora de chuveiro, ótima contadora de histórias, péssima contadora de piadas. Lê muito, fala muito, olha mais Netflix do que deveria.