Casa e Decor

Veneno para cupim: receitas caseiras e fáceis de aplicar

Canva

Atualizado em 11.12.23

Sabe quem gosta do verão tanto quanto você? Os cupins! Eita bichinho danado para infestação. Os dias quentes e úmidos favorecem o desenvolvimento dos insetos. Quando a gente menos percebe, eles tomam conta de tudo. Comem a estante, a cadeira, a prateleira de livros e, se bobear, comprometem todo o projeto estrutural de sua casa. O que fazer? Em alguns casos, somente um dedetizador profissional para resolver a situação. Entretanto, se a colônia não estiver muito grande, há venenos caseiros para matar cupins que vão te auxiliar nessa missão.

Quando devo chamar um dedetizador?

A dedetização profissional de cupins, também chamada de descupinização, é realizada por um especialista, com produtos que não fazem mal para a saúde das pessoas. O recomendado é realizá-la durante o inverno e outono, evitando, assim, que o verão chegue com surpresas desagradáveis.

Encontrou um ninho de cupim em sua casa ou algumas pestinhas aleatórias andando por aí? Se perceber que não há uma grande infestação, você pode tentar resolver o problema sozinha. Se após uma semana a infestação continuar, procure ajuda profissional. Agora, se o nível estiver calamitoso desde o início, muito provavelmente, o veneno caseiro não funcionará. Então, procure ajuda imediatamente.

8 receitas caseiras de veneno para cupim

Fique de olho: durante o verão, principalmente ao entardecer, repare se há uma nuvem de insetos rodando as fontes de luz. Esse fenômeno pode ser uma revoada de cupins. O momento em que as pestinhas estão em fase de acasalamento e produzem os alados, conhecidos como cupins de asas, siriris ou aleluias. É importante tomar cuidado com eles, pois, assim que entram em um ambiente, começam uma infestação.

Desconfiou que tem algum bichinho comendo seus móveis? O primeiro passo é achar o foco da infestação. Para isso, procure por um rastro de pozinho granulozo e investigue todos os cantinhos de madeira. Olhe nas gretas, engradamento de telhados, portais, rodapés, pisos e janelas. Lembre-se que nem toda colônia fica visível. Achou? Então, teste as receitas abaixo.

Publicidade

1. Óleo de casca de laranja

Canva

  1. Borrife o óleo de casca de laranja no móvel ou no ninho de cupins.
  2. Se a colônia for grande, embebede toda a área com o óleo.

O óleo de casca de laranja pode ser comprado em lojas de produtos naturais e em farmácias de manipulação. É possível fabricá-lo em casa, com raspas da casca, álcool etílico e óleo. A fabricação demanda um pouco mais de tempo, portanto, se a aplicação precisa ser imediata, opte pelo óleo pronto. O produto é um inseticida natural, por isso, não faz mal para animais domésticos e crianças.

2. Vinagre

iStock

  1. Misture duas proporções iguais de vinagre e água.
  2. Pulverize a mistura no local da infestação e aguarde os resultados.

O vinagre possui diversas utilidades no dia a dia de quem cuida da casa. Além de ser um ótimo tempero para saladas, é muito usado na limpeza doméstica. O produto não danifica o móvel e não faz mal para os pets. No entanto, pode não dar conta de grandes colônias. É uma ótima opção para exterminar os aleluias.

3. Ácido Bórico

iStock

  1. Dilua o ácido bórico em água.
  2. Pincele a mistura, criando uma camada grossa, no local em que os cupins estão.

O ácido bórico é considerado um dos remédios caseiros mais eficazes contra cupins, independentemente do tamanho da infestação. Entretanto, ele é perigoso para seres humanos e animais domésticos. Utilize luvas e máscaras para fazer a aplicação e mantenha o produto em um lugar sem acesso facilitado.

Publicidade

4. Óleo de cravo

Canva

  1. Misture 10 gotas de óleo de cravo em 100 ml de água.
  2. Borrife a mistura no local da infestação.

O óleo de cravo é facilmente encontrado em farmácias de manipulação e em lojas especializadas em essências. Além de não fazer mal para os animais domésticos, o produto perfuma o espaço. Porém, ele será efetivo apenas para estágios iniciais da infestação.

5. Querosene

iStock

  1. Aplique o querosene na colônia de cupins.
  2. Em caso de colônias grandes, encharque a peça para maior efetividade. O querosene gruda no corpo dos insetos, que morrem sufocados.

O querosene está entre os melhores venenos caseiros para matar cupins. No entanto, é uma substância tóxica, então, todo cuidado no manuseio é pouco. Guarde o frasco longe do alcance de crianças e animais de estimação. O produto é inflamável, ou seja, não fume e evite qualquer contato com fogo perto da área que recebeu a aplicação.

6. Aloe Vera

Canva

  1. Moa a babosa e deixe-a descansando em um recipiente com água.
  2. Borrife a solução pronta na área da infestação.

A aloe vera é um poderoso inseticida natural contra os cupins, além de ter diversas outras utilidades incríveis para sua casa. A solução não oferece eficácia imediata. Você precisará aplicar várias vezes para obter um resultado efetivo.

7. Sal

iStock

  1. Cerque pequenas infestações com sal espalhado.

Caso você possua uma peça pequena de madeira que foi tomada por cupins, vale apostar na solução com sal. Basta aplicar, sem dó, uma boa quantidade de sal no objeto e colocá-lo ao sol. Uma alternativa rápica e eficiente.

Publicidade

8. Papelão

iStock

  1. Coloque o papelão próximo à infestação e aguarde a migração dos cupins para o material.
  2. Após a migração, basta atear fogo (em local seguro) no papelão.

O papelão não funcionará como inseticida, mas, sim, como uma armadilha para atrair os cupins. Esses pequenos insetos, além de se alimentarem de madeira, podem utilizar qualquer material derivado de celulose. Essa alternativa é eficiente para pequenas colônias, porém demanda um pouco mais de paciência e atenção em casos de grandes infestações.

Mesmo após passar o veneno e pensar que acabou com a infestação, não baixe a guarda! Os cupins se reproduzem rapidamente. Enão, faça uma boa limpeza semanal, aposte em óleos naturais e, se o caso estiver complicado, contrate um dedetizador profissional.

5 dicas para evitar os cupins

Aqui não, cupim! Um intruso indesejado que todo mundo quer ver bem longe de sua casa. A prevenção é a alternativa mais simples e barata para evitar futuras dores de cabeça. Coloque as dicas abaixo em prática:

  • Elimine restos de madeira: restos de madeiras no quintal são um prato cheio para uma colônia de cupins. Seja restos de móveis antigos ou lenhas, sempre faça o descarte corretamente. Uma vez em seu terreno, basta um passo para invadirem as acomodações e fazerem o estrago.
  • Coloque os móveis ao sol: não precisa ser com frequência, pois alguns móveis são simplesmente grandes e pesados demais. Aproveite as mudanças e as faxinas anuais. Se o móvel estiver úmido, não espere muito, coloque-o o mais rápido possível ao sol.
  • Utilize inseticidas naturais: alguns óleos essenciais, como o de laranja e o de cravo, podem ser utilizados em uma limpeza ou lustramento dos móveis. Eles deixam a casa cheirosa e evitam que os pequenos cupins se interessem pela mobília.
  • Instale telas de proteção: no período de reprodução, os cupins voam sem rumo buscando lugares para acasalar e formar uma nova colônia. Janelas protegidas com tela barram a entrada dos insetos.
  • Utilize tintas e vernizes nos móveis: manter seus móveis bem envernizados ajuda a fechar pequenos buracos que atraem o interesse dos cupins. O verniz e a tinta também dificultam a invasão, muitas vezes, tornando o trabalho do cupim praticamente impossível.

Os cupins seguem um padrão de vida, por isso, são fáceis de exterminar. Eles sempre estão em busca de locais para fazerem novos ninhos. Outro problema muito grande em residências é o tal do formigueiro! Um insetinho pequenininho dá nos nervos da gente. Confira receitas de veneno para formiga e acabe com esse problema.

Especialista em Marketing Digital, apaixonada por criação de conteúdo. Movida a feminices, sempre com uma xícara de café na mão e uma ideia na cabeça.