Vestido longo de festa: como escolher o look ideal para uma noite de gala
O vestido é a peça principal de um look glamuroso, deve ser usado de acordo com a ocasião e, se bem escolhido, irá valorizar seu corpo
O encerramento de um ciclo da vida é sempre uma ocasião marcante, e merece ser comemorada. Dentre essas comemorações estão aniversários, formaturas, casamentos e festas de 15 anos, que pedem um vestido longo de festa lindíssimo!
Ainda que você não seja a personagem principal do evento, estar vestida de acordo com a ocasião também é uma forma de prestigiar o anfitrião. Para as festas de gala ou black tie, o vestido precisa ser escolhido com muito cuidado, pois seu look ficará registrado em fotos.
O look para estes eventos começa a ser sonhado com muito tempo de antecedência, sendo meses ou até mesmo anos antes. Para compor o look, se inicia uma busca intensa de imagens, principalmente em blogs, sites de modas ou revistas.
As premiações proporcionam muita inspiração para um evento de gala, não só para vestidos, mas também para acessórios e maquiagem. Atrizes como Lupita Nyong’o, Emma Stone e Diane Kruger costumam ter seus vestidos usados em tapetes vermelhos muito copiados e reproduzidos por costureiras.
Publicidade
Com a colaboração das consultoras Adriana Pinar e Carol Carneiro, da Maistrê Consultoria, preparamos o conteúdo abaixo para auxiliar na escolha do vestido longo para cada ocasião e também dicas para adaptá-lo ao seu corpo.
Relacionadas
Vestidos longos para formandas
A formatura, sendo ela do ensino médio ou da faculdade, é sempre um momento marcante na vida de um jovem. A formanda sempre tem um posto de destaque no evento e o clima de descontração da festa permite maior ousadia na escolha do modelo.
Bordados, transparências, decotes e fendas podem ser usados, desde que estas informações sejam combinadas e bem distribuídas. Carol e Adriana ressaltam a necessidade de avaliar o conforto que o modelo escolhido oferece, para que a formanda esteja à vontade para aproveitar a festa e dançar muito.
Vestidos longos para madrinhas
Na escolha de um vestido de madrinha, é válido optar por algo mais luxuoso, mas que não ofusque a noiva que deve ser o destaque da festa. É necessária muita atenção e bom senso na escolha da cor do vestido, pois ela não deve ser muito clara nem semelhante ao branco.
Publicidade
De acordo com as consultoras, algumas noivas determinam que todas as madrinhas usem a mesma cor nos vestidos ou que cada uma use uma cor específica, portanto é conveniente consultar a noiva previamente para não destoar das outras madrinhas ou estar fora do contexto.
Vestidos longos para convidadas
Geralmente, as convidadas em geral da festa podem apostar em um vestido curto. Mas se o dress code determinar o traje de gala ou black tie, ele deve ser respeitado e as mulheres devem usar vestidos longos.
As consultoras de moda orientam que a convidada deve analisar o horário, local e estilo do evento, para que o look esteja adequado à festa. Nestas situações, vestidos simples e lisos podem ser potencializados por acessórios glamurosos, como os que levam pedraria ou pérolas.
Vestidos longos para baixinhas
A baixa estatura não pode ser vista como um limitador na hora de escolher um look para um evento de gala. Os vestidos mais ajustados ao corpo e sem volume criam uma sensação de alongamento e deixam a imagem mais esguia.
Segundo a consultoria de moda Maistrê, um dos truques é medir a barra do vestido sempre usando o calçado com salto, para que o comprimento esteja correto e cobrindo os pés. Outras táticas são o uso de estampas ou bordados verticais, sem a quebra de cor e também os decotes profundos, com o em decote V, por exemplo.
Comprar, alugar ou encomendar sob medida: o que é melhor?
Vestidos longos de festa são para ocasiões especificas e não muito frequentes, portanto é comum não encontrarmos muitas opções no armário. Neste momento surgem as dúvidas entre comprar, alugar ou encomendar sob medida para uma costureira.
Publicidade
Na tomada de decisão, devem ser levados em conta fatores como a importância do evento, sua personalidade, mas também o orçamento. Veja abaixo vantagens, desvantagens e comparações para te ajudar a escolher o vestido ideal:
Comprando: a principal vantagem de adquirir um vestido é poder prová-lo antes da decisão final, e também poder coordená-lo com calçados ou acessórios que você já tenha. Esta alternativa previne frustrações, porém a compra exige um investimento maior. Uma forma de recuperar o “prejuízo” futuramente é alugar o vestido ou revendê-lo.
Alugando: assim como na compra, no aluguel existe a vantagem de visualizar o vestido no corpo antes de fechar o contrato de locação. No entanto, o vestido geralmente será usado anteriormente e precisará de alguns ajustes. É válido comparar o investimento do aluguel e da compra, tendo em mente que o vestido alugado será usado apenas uma vez e devolvido para a loja.
Encomendando sob medida: entre as mulheres, é comum desejar vestidos usados pelas famosas, mas nem sempre é possível ter acesso a estes vestidos. A alternativa para realizar este desejo é a encomendá-lo para uma costureira para que ele seja feito sob medida. O ponto alto desta decisão é ter uma réplica do modelo tão desejado, porém é preciso estar consciente de que o vestido não ficará exatamente igual ao usado como referência.
Vestidos longos para arrasar
Confira na nossa galeria, lindos vestidos disponíveis para venda em alguns dos maiores e-commerces do Brasil. Veja a seleção que preparamos com diferentes estilos e preços para se encaixar no seu gosto e no seu bolso.
<
Inspirações de looks com vestidos de festa
Agora que você já sabe como usar os vestidos longos, conferiu dicas para diferentes tipos de corpos e sabe onde encontrá-los para compra, veja abaixo dezenas de imagens para inspirar a criação do seu look para aquele evento tão especial.
Maira Carnelossi
Formada pela Universidade Estadual de Maringá, libriana, apaixonada por futilidades, comida, viagens... e comida!