Moda e Beleza

Entenda como o Vitacid Plus age contra as manchas na pele

Canva

Atualizado em 23.06.23

Causado por inúmeros fatores, o melasma é um distúrbio pigmentar da pele caracterizado por manchas escuras. E um produto que tem se destacado atualmente no tratamento deste problema é o Vitacid Plus, um creme para o melasma. Mas será que ele é mesmo eficaz? Consultamos a dermatologista Renata Domingues para descobrir isso e muito mais sobre o produto.

Como age e para quem é indicado o Vitacid Plus?

Canva

Renata Domingues, dermatologista, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), professora de dermatocosmiatria do Instituto de Pós-Graduação Dermatológica (IMS), comenta que o Vitacid Plus é uma fórmula tradicional, que há alguns anos só era obtida através da manipulação. “Até então era conhecido como a ‘fórmula Kligman’. A chegada desse medicamento no mercado foi um grande avanço”, diz.

“O Vitacid Plus é composto por ácido retinoico (tretinoína), que estimula a produção de colágeno e aumenta penetração de outros ativos através da microesfoliação; hidroquinona, ativo com efeito clareador; e uma baixa dose de corticoide, que tem ação calmante, para diminuir efeitos dos outros dois ativos, e também clarear a pele. É indicado para pacientes que querem clarear a pele, principalmente no caso de melasma ou escurecimento pós-inflamatório”, explica Renata.

Helena Costa, membro da Sociedade Brasileira de Laser em Medicina e Cirurgia e dermatologista da Clínica Helena Costa, no Rio de Janeiro, ressalta que o retinoide presente no Vitacid Plus promove: renovação celular, afinamento da epiderme, estímulo de colágeno, controle da oleosidade, redução dos poros, suavização das linhas finas, melhora da textura da pele. “Já a hidroquinona age clareando as manchas. Por isso o produto é indicado para peles envelhecidas, manchadas, ásperas, oleosas”, acrescenta.

Publicidade

Como usar o Vitacid Plus?

Foto: Getty Images

Foto: Getty Images

Flávia lembra que, como o Vitacid Plus é um medicamento, seu uso deve ser feito de acordo com orientações médicas ou farmacêuticas.

“De forma geral, primeiramente deve-se higienizar o rosto de forma suave e secá-lo. O medicamento deve ser usado à noite. Antes de se deitar, em torno de 30 minutos antes, deve-se aplicar uma fina camada de Vitacid Plus nas áreas do melasma (área pigmentada). Massagear leve e uniformemente sobre a pele. Pela manhã, deve ser lavado o rosto para retirada total do creme”, explica a farmacêutica.

Flávia acrescenta que é imprescindível o uso de um protetor solar de FPS 30/ PPD 10 no mínimo. “É fundamental evitar a exposição ao sol, praia e piscinas (deve parar 15 dias antes o uso do creme e recomenda-se ainda não se expor excessivamente ao sol). Vale lembrar que o sol é o maior vilão, causador do melasma”, diz.

A dermatologista Helena explica que, aplicando o medicamento todas as noites em toda a face, inicialmente, é possível que a pele se sensibilize um pouco. “E aí tenhamos que aplicar em dias alternados, até que a pele se adapte”, diz.

Renata ressalta que o ideal é que o paciente procure o médico especialista para ver a real indicação e utilize o medicamento de acordo com as indicações dele. “Normalmente, é indicado utilizar durante a noite. Para diminuir as chances de efeitos colaterais, como irritação, descamação e vermelhidão, é indicado passar uma camada muito fina sobre a pele”, acrescenta a dermatologista.

Publicidade

Contraindicações do Vitacid Plus

Foto: Getty Images

Foto: Getty Images

As profissionais Helena, Renata e Flávia falam sobre as contraindicações do Vitacid Plus:

  • É contraindicado para pessoas menores de 18 anos;
  • Para pacientes com alergia e/ou sensibilidade aos componentes da fórmula;
  • Para peles muito sensíveis;
  • Para pessoas com tendência a ter teleangectasia (vasos);
  • Para grávidas.

Cuidados durante o tratamento

As profissionais falam sobre os cuidados que o tratamento com Vitacid Plus exige:

  • Renata explica que a pessoa deve utilizar sempre uma camada fina do produto durante a noite.
  • Renata acrescenta que a pessoa deve suspender o uso três dias antes de fazer depilação ou limpeza de pele na área que o medicamento está sendo usado.
  • Helena destaca que a pele tende a ficar sensibilizada pelo uso do ácido, portanto, é muito importante o uso de protetor solar e evitar a exposição solar.
  • Flávia acrescenta que, além desses cuidados, é fundamental não fazer tratamentos abrasivos, como peeling químico ou físico.

Vitacid Plus manipulado: vale a pena?

Flávia explica que a fórmula do Vitacid Plus pode ser manipulada, desde que seja prescrita por um médico.

O lado positivo, de acordo com a farmacêutica, é que o valor do produto manipulado normalmente é mais baixo que o valor dos produtos industrializados. “Além disso, tem o benefício de poder personalizar a fórmula de acordo com a pessoa. Nesse caso, quanto à base oil free ou gel, a essência ou não, ou até mesmo a embalagem”, destaca.

Por isso, o ideal é sempre conversar com seu médico sobre a melhor opção para o seu caso.

Agora você tem todas as informações que precisava sobre o Vitacid Plus. Mas lembre-se: ele deve ser usado somente quando indicado por um médico dermatologista. Por isso, se está incomodada com manchas escuras na pele, não hesite em procurar um profissional que indicará o melhor tipo de tratamento para você!

Tretinoína e Hidroquinona contra manchas

Flávia explica que a hidroquinona interfere principalmente na produção de melanina nova, inibindo a atividade da tirosinase (enzima que oxida a melanina). “A melanina é um pigmento que protege o nosso corpo contra a radiação solar. Quando é produzida, é incolor, mas quando reage com a tirosinase, adquire a coloração acastanhada”, comenta.

Publicidade

“Em segundo lugar, mais lentamente, a hidroquinona provoca mudanças estruturais nas membranas das organelas dos melanócitos (células que produzem a melanina), acelerando a degradação dos melanossomas (organela onde ocorre a síntese e deposição da melanina)”, explica a farmacêutica.

Já a tretinoína, acrescenta Flávia, tem ação queratolítica. “Ou seja, quebra a queratina, constituinte principal da primeira camada da pele, onde esta dispersa a melanina. Dessa forma a mancha é retirada mais rapidamente, pelo efeito Peeling (renovação celular) e por permitir, dessa forma, uma penetração mais profunda da hidroquinona”, diz.

A fluocinolona, por sua vez, explica Flávia, é um corticoide. “Portanto, promove uma ação anti-inflamatória para amenizar os efeitos irritantes que a tretinoína pode causar. Diminuindo assim a vermelhidão e edema”, diz.

“Por isso podemos dizer que o Vitacid Plus age de várias maneiras – o que o torna um produto de grande e rápida eficácia”, ressalta a farmacêutica.

Quem já usou Vitacid Plus

Algumas mulheres têm relatado suas experiências com o Vitacid Plus. No vídeo, a Dra. Caroline Hespanhol fala sobre o uso do Vitacid Plus:

O Vitacid Plus deve ser usado somente quando indicado por um dermatologista e, além disso, seu uso deve ser feito sempre de acordo com as orientações do seu médico.

Existem inúmeras opções de pomadas e cremes clareadores faciais, se você sofre com as manchas e melasma, confira a matéria.

Jornalista formada em 2009 (58808/SP), redatora freelancer desde 2013, totalmente adepta ao home office. Comunicativa, sempre cheia de assuntos para conversar e inspiração para escrever. Responsável no trabalho e fora dele; dedicada aos compromissos e às pessoas com quem convive; apaixonada pela família, por cachorros, pelo lar, pelo mar, por momentos de tranquilidade e também de agito.